P R O T E S T O
V I A D U T O
N Ã O
===================================================
===================================================
Este Projeto tem como objetivo lembrar dos escritores valeparaibanos preferencialmente no seu dia de nascimento.
P R O T E S T O
V I A D U T O
N Ã O
===================================================
===================================================
ALDO MADUREIRA nasceu em S. José dos Campos a 3 de dezembro de 1916 e hoje comemoramos 109 do seu nascimento. Passou a infância na cidade natal, onde fez os estudos primários e secundários. Vindo para a Capital, ingressou na Escola Técnica de Comércio. Formado perito contador, trabalhou em vários cartórios, passando depois a atuar na Rádio Atlântica, de Santos, dirigindo o programa "Um romance para você". Voltou a S. José dos Campos, como redator de rádio na ZYE5. Foi posteriormente radialista em Garça. Retornou à cidade natal e mudou-se para o Rio de Janeiro. Atua na Rádio Tamoio, para a qual escreve novelas, orientando o programa "Pausa para meditação". Novelista, poeta, radialista, etc.
=======================================
==================================================
=======================================
Dr. MÁRIO MENDES DOS SANTOS, nasceu aos 11 de dezembro de 1910 em Lorena-Estado de são Paulo onde faleceu em 06 de março de 1990 e hoje registramos 115 anos do seu nascimento. Filho de Arthur dos Santos e Maria Mendes dos Santos, casou-se aos 25 anos com Helena Sodero de Carvalho Santos. O casal teve os seguintes filhos: Sérgio, Lígia, Leila, Sandra e Helena. Primeiras letras: Grupo Escolar Conde de Moreira Lima. Curso Ginasial: Colégio São Joaquim. Bacharel Ciências Jurídicas e Sociais, formado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco - USP - turma de 1936 onde foi colega dentre outros de José Ephim Mindlin (1914-2010) repórter, advogado, empresário, escritor e bibliófilo brasileiro e de Walther Moreira Salles (1912-2001) empresário, banqueiro, diplomata e advogado brasileiro. Dr. Mário Mendes foi Delegado de Polícia em Cunha e Presidente Venceslau, retornou a Lorena em 1948 onde advogou até aposentar-se. Combateu na Revolução Constitucionalista de 1932. Professor no Colégio Estadual " Arnolfo Azevedo". Idealizou e dirigiu o Grupo de Declamação "Trovadores de Lorena", inúmeras vezes laureado, com apresentações nas televisões de São Paulo e Rio de Janeiro, além de diversas cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais. Espírito sensível à beleza, poeta, colecionador de orquídeas, filatelista, numismata, grande incentivador das artes e cultura.
=======================================
ISMAEL DIAS DA SILVA nasceu em Taubaté no dia 10 de dezembro de 1863 e hoje comemoramos 161 anos do seu nascimento. Fez os primeiros estudos na sua terra natal. Completados os preparatórios, matriculou-se na 54ª turma da Faculdade de Direito de S. Paulo concluindo em 1885 e bacharelando-se em 1886. Tradutor com vocação para as letras clássicas.Tremembé o homenageou dando o seu nome a uma de suas ruas.
=======================================
Teófilo Ferreira de Almeida nasceu em Cachoeira Paulista (SP) no dia 8 de dezembro de 1862 e faleceu em Jacareí (SP) e hoje comemoramos 163 anos do seu nascimento. Dedicou-se ao comércio, tendo exercido, em Cachoeira Paulista (SP), os cargos de vereador e intendente municipal. Como jornalista, fundou e dirigiu "0 Cachoeirense", primeiro jornal aparecido na cidade. Depois, transferiu residência para Jacareí, onde fundou o "Estabelecimento Gráfico Musical". Iniciou e publicou o ''Anuário Jacareiense" - 1906.
======================================
=======================================
CELINA MARIA TAQUES BITTENCOURT NEPOMUCENO nasceu em Guaratinguetá no dia 25 de janeiro de 1928 e faleceu no Rio de Janeiro no dia 8 de dezembro de 2015 aos 87 anos e hoje registramos 10 anos do seu falecimento. Bacharel em Ciências Contábeis, poetisa e pintora. Em 1951, aos 23 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro. Ali estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (1969-1971) e participou do Salão Nacional de Belas Artes (1971). Desde então, participou de inúmeros salões em todo o Brasil e fez várias exposições individuais e coletivas. Na Espanha, em Palma de Mallorca, fez curso de “Pintura Espanhola”. O primeiro livro publicado pela Poetisa Celina Bittencourt Nepomuceno recebeu o título de “BEIRA SOMBRA” é datado de 1976 e foi editado pela Editora Artenova S\A do Rio de Janeiro. A capa é de autoria de Silvio Negreiros da Artenova e as ilustrações internas são de Heron.
===============================================
=======================================
José Geraldo Nogueira Moutinho nasceu em Pindamonhangaba (SP) no dia 7 de dezembro de 1933 e faleceu em São Paulo (SP) no dia 6 de maio de 1991 aos 57 anos e hoje comemoramos 91 anos do seu nascimento. Importante escritor, poeta, jornalista e crítico literário brasileiro. Em 1971, recebeu do governo francês o título de Chevalier da Ordem das Artes e das Letras. Em 10 de maio de 1978, assumiu a cadeira nº 13 da Academia Paulista de Letras, sucedendo a Luís Arrobas Martins (1920-1977) e ocupada atualmente pelo maestro João Carlos Martins (1940). José Geraldo cupou a cadeira durante treze anos, até a sua morte aos 57 anos de idade. Foi ainda secretário-geral do Conselho Estadual de Cultura do Estado de São Paulo e do Condephaat, tendo sido também vice-diretor do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
=================================================
=======================================