PAULO PEREIRA DOS REIS nasceu em Piquete (SP) no dia 25 de abril de 1919 e faleceu em Lorena a 30 de marco de 1997 aos 78 anos e hoje comemoramos 102 anos do seu nascimento. Ele era filho de Francisco Pereira dos Reis e de Emília Costa Pereira dos Reis, de ascendência familiar originaria de várias cidades da região e de Paraty. Residindo, durante a infância na Vila Militar da Estrela, casa número 45, próxima à Estação Ferroviária da Serrinha. Iniciou seus estudos no grupo escolar de Piquete, seus professores, Dona Maria Antonieta e o diretor Frederico Ramos, entre os anos de 1927 e 1931. Posteriormente cursou o ginasial no Colégio São Joaquim, na cidade de Lorena (SP), onde revelou sua inclinação para os estudos de maior envergadura e profundidade. No período coincidente com a Revolução Constitucionalista de 1932, que trouxe grandes dificuldades para a família. Entrou, em seguida, para o curso de magistério na Escola Normal Patrocínio São Jose, em 1938, em Lorena, onde terminou em 1940. E posteriormente diplomado em Ciências Jurídicas e Sociais e em Administração de Empresas, em 1967, na Universidade de Taubaté. Seguindo carreira, exerceu concomitante, durante toda a vida, cargos docentes e administrativos burocráticos, conseguindo êxito em ambos. Pertenceu a: Academia Paulista de História (cadeira nº 20), Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Academia Cristã de Letras (cadeira nº 31), Academia Paulista de Letras, Sociedade de Estudos Históricos de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística, Rotary Club de Lorena (fundador e presidente), Centro de Estudos Gustavo Barroso (FFCL – Lorena), Conselho Federal de Técnicos em Administração de São Paulo e PEN Centre de São Paulo. Foi um dos fundadores do Instituto de Estudos Valeparaibanos, em 1973, e presidente dessa entidade no período de 1978 a 1980. E recebeu os títulos de Cidadão Honorário de Lorena e de Intelectual do Ano (1978), Troféu Piraquara, do Rotary Club.
- O Instituto de Estudos Valeparaibanos instituiu a Medalha de Mérito "Paulo Pereira dos Reis" destinada a destacar o desempenho profissional de pessoa nascida ou residente no Vale do Paraíba há mais de 5 anos.
- Foi homenageado pelo Instituto de Estudos Valeparaibanos no transcurso do seu Centenário de Nascimento.
BIBLIOGRAFIA
REIS, Paulo Pereira dos. Algumas Considerações sobre a Imigração no Brasil. Separata da Revista Sociologia. São Paulo, vol. XXIII, nº 1, março de 1961. _____________________. A miscigenação e a Etnia Brasileira. Revista de História, nº 48, São Paulo, 1961. _____________________. O Caminho Novo da Piedade no Nordeste da Capitania de São Paulo. São Paulo: Conselho Estadual de Cultura, 1971. _____________________. O Colonialismo Português e a Conjuração Mineira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1964. _____________________. Guaipacaré, região e porto do Vale do Paraíba. Revista de História, nº 69. São Paulo, 1967. _____________________. O Indígena do Vale do Paraíba. São Paulo: Governo do Estado de S. Paulo, 1978 (Coleção Paulística, XVI). _____________________. Lorena nos Séculos XVII e XVIII. São Paulo: Fundação Educacional Objetivo/Fundação Nacional do Tropeirismo, 1980.
===================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário