EDUARDO DE OLIVEIRA FRANÇA nasceu em Queluz (SP) no dia 2 de abril de 1915 e morreu em São Paulo no dia 6 de julho de 2003 aos 88 anos e hoje comemoramos 107 anos do seu nascimento. Fez os preparatórios no Ginásio "Nogueira da Gama", Bacharel em Direito Faculdade de S. Paulo (1936) onde foi colega dentre outros de José E. Mindlin - bibliófilo (1914-2010) e Walter Moreira Salles - banqueiro (1912-2001) . Licenciado pela Faculdade de Filosofia (secção de Geografia e História). Professor secundário, Assistente da cadeira de educação na Escola Normal Padre Anchieta. professor de História no Colégio Universitário. 1º Assistente de História Antiga e Medieval e professor substituto dessa cadeira na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de S. Paulo. Foi discípulo do historiador Fernand Braudel (1902-1985), um dos membros da missão francesa contratada nos anos 30 para estruturar alguns cursos da USP. França também foi o responsável pela formação de novos historiadores, como Fernando Antônio Novaes (1933), Carlos Guilherme Mota (1941) e István Jancsó (1938-2010), dos quais muitos acabaram se tornando professores da universidade. Em 1946, publicou uma das primeiras teses de doutoramento do Departamento de História, “O Poder Real em Portugal e as Origens do Absolutismo”. Foi membro do Instituto de Estudos Valeparaibanos. Professor, geógrafo, historiador etc.
BIBLIOGRAFIA:
''Compêndio de História da Civilização", Rio, José Olympio; ''O poder real em Portugal e as origens do absolutismo", S. Paulo, Ed. Faculdade de Filosofia, 1946, 362 p.
“Segunda Visitação do Santo Ofício às Partes do Brasil”, Editora Museu Paulista, 1963.
================================================
MEMORÁBILIA LITERÁRIA
HOMENAGENS:
- Ao longo de sua vida, Chico Xavier recebeu o título de cidadão honorário de mais de cem cidades brasileiras, inclusive as principais;
-Em 1999, o Governo de Minas Gerais instituiu a "Comenda da Paz Chico Xavier", condecoração que é outorgada anualmente a pessoas físicas ou jurídicas que trabalham pela paz e pelo bem estar social;
- Em 2010, o Correio Brasileiro lançou o selo e o cartão postal comemorativo em homenagem ao centenário do médium. No mesmo ano, a Casa da Moeda do Brasil lançou a "Medalha Comemorativa do Centenário de Chico Xavier".
Dentre outras homenagens.
BIBLIOGRAFIA:
- Mais de duas centenas de publicações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário