DIA DO ESCRITOR BRASILEIRO - No dia 25 de julho de 1960, após a realização do primeiro Festival do Escritor Brasileiro, promovido pela União Brasileira de Escritores – tendo João Peregrino Júnior na presidência, e Jorge Amado, como vice-presidente - foi criado o "Dia do Escritor". Uma justa homenagem a todos aqueles que receberam o dom de transcrever em palavras, relatos, histórias, fantasias, sentimentos e vivências. Um escritor pode nos fazer chorar, rir, ter medo. Um escritor pode nos fazer repensar, mudar de ideia. Um escritor nos leva a viver ou partilhar emoções e experiências, conhecendo lugares e costumes, sem que precisemos sair de casa ou do conforto da cabeceira. Fundamentalmente, um bom escritor nos deixa profundamente triste quando a história termina.
EUCLIDES DA CUNHA
AUTOR DA OBRA "OS SERTÕES"
Residiu em Lorena(SP) de 1902 a 1904
PATRONO DA ACADEMIA DE LETRAS DE LORENA
GONÇALVES DIAS
MONTEIRO LOBATO
AUTOR VALEPARAIBANO
MACHADO DE ASSIS
FUNDADOR DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
ÉRICO VERÍSSIMO
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
================================================
BENEDITO SALGADO DA SILVA nasceu em Pindamonhangaba no dia 21 de julho de 1888 e faleceu em São Paulo no dia 4 de dezembro de 1930 aos 42 anos e hoje comemoramos 133 anos do seu nascimento. Adotou o sobrenome do pai de criação, dr. José Antônio Vieira Salgado, passando a assinar-se “Benedito Salgado”. Foi, em 1890, morar São Paulo, onde iniciou os seus estudos, fazendo exames parcelados de 1908 a 1909. Abandonando os preparatórios, dedicou algum tempo, ao comércio. Em 1913 matriculou-se na Faculdade de Direito de S. Paulo, bacharelando-se em 1917 tendo sido colega dentre outros do Dr. Antônio Engracia Eiras. Colaborou na "Revista da União Farmacêutica", sob o pseudônimo de ''João dos Anzóis". Consagrou-se ao magistério particular, tendo sido professor de português no - Instituto Médio Dante Alighieri. Estudioso, possuía uma biblioteca de mais de oito mil volumes. Conhecia latim e grego. Advogado, Poeta etc.
BIBLIOGRAFIA:
''Versos escolhidos";
'' Micro- cosmo", sonetos, S. Paulo, Ed. Liceu Coração de Jesus, 1924 ; "Velha lenda" e "O intelectual", in "Poetas do Norte de S. Paulo", por Inocêncio Candelária,
“Gazeta de Mogi", Mogi das Cruzes, 20-1-1952.
================================================
A LOIRA DO BANHEIRO EM SÃO PAULO
LANÇAMENTO
Na cidade de São Paulo.
No dia 30 de julho
No dia 30 de julho
Nosso encontro será na antiga residência do Conselheiro Dutra Rodrigues.
Na rua Roberto Simonsen, 79 - Restaurante Cama & Café São Paulo.
A partir do 12h | bate-papo sobre o livro.
Reservas: cleide.camacafe@gmail.com
Esperamos você!
Na rua Roberto Simonsen, 79 - Restaurante Cama & Café São Paulo.
A partir do 12h | bate-papo sobre o livro.
Reservas: cleide.camacafe@gmail.com
Esperamos você!
================================================
CURIOSIDADE:
O MENOR JORNAL DO MUNDO
====================================
Antônio Henriques Leal nasceu no povoado de Candimbas próximo à Vila de Itapecuru, hoje município de Cantanhede, MA, em 24 de Julho de 1828 e faleceu no Rio de Janeiro em 29 de Setembro de 1885 aos 57 anos e hoje comemoramos 194 anos do seu nascimento. Ele foi médico, poeta, deputado, vereador, redator e biógrafo. Filho de Alexandre Henriques Leal e Ana Rosa de Carvalho Reis. Proveniente de uma família bastante influente no Maranhão, donos de muitas propriedades rurais, concluiu os estudos em São Luís e posteriormente formou-se médico na cidade do Rio de Janeiro.
================================================
Raimundo de Farias Brito nasceu em São Benedito no dia 24 de julho de 1862 e morreu no Rio de Janeiro no dia 16 de janeiro de 1917 aos 54 anos e hoje comemoramos 160 anos do seu nascimento. Importante escritor e filósofo brasileiro, sendo considerado como um dos maiores nomes do pensamento filosófico do país e autor de uma das mais completas obras filosóficas produzidas originalmente no Brasil, em que identificou os planos do conhecimento e do ser, voltando dogmaticamente à metafísica tradicional, de caráter espiritualista. Sua filosofia é uma crítica radical ao pensamento positivista que nega a existência do espírito, ou seja, nega a existência da consciência. Farias Brito teve como principal objetivo restaurar a filosofia tradicional de caráter espiritualista.
===============================================================================================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário