terça-feira, 24 de setembro de 2024

ANABELLE LOIVOS CONSIDERA & AGENDA CULTURAL

Anabelle Loivos Considera é fluminense, nascida no Município de Cantagalo, em 25 de setembro de 1973. Licenciou-se em Letras - Português/Literatura pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, em 1994. Concluiu o Mestrado em Letras - Literatura Portuguesa, na UFF - Universidade Federal Fluminense, em 1999 e o Doutorado em Letras - Literatura Comparada, também na UFF, em 2005. Desenvolve na FE-UFRJ o projeto de extensão interinstitucional "100 Anos Sem Euclides" (em parceria com a Faculdade de Letras-UFRJ e com a UERJ-FFP/São Gonçalo-RJ), cujas ações culturais, acadêmicas e educativas visam a destacar a memória e o espólio literário de Euclides da Cunha, especialmente no âmbito do município de Cantagalo-RJ, cidade natal do escritor. Além da coordenação do referido Projeto - que conta com o apoio das Pró-Reitorias de Extensão e de Graduação da UFRJ -, supervisiona as atividades do Cineclube da Cunha (contemplado através de Edital público PROEXT-MEC 2010), do "Arquivo de Memória Amélia Tomás" e do Ponto de Cultura "Os Serões do Seu Euclides", em parceria com o MinC e a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.




==================================================

* - 1862 - Júlia Valentim da Silveira Lopes de Almeida nasceu no Rio de Janeiro (RJ) no dia 24 de setembro de 1862 e morreu na mesma cidade no 30 de maio de 1934 aos 71 anos. Era filha do médico Valentim José da Silveira Lopes, mais tarde Visconde de São Valentim, e de Adelina Pereira Lopes, ambos portugueses emigrados para o Brasil. Importante escritora, cronista, teatróloga e abolicionista brasileira.
Foi uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras (ABL). Na primeira reunião da ABL, porém, seu nome foi excluído. Os fundadores optaram por manter a Academia exclusivamente masculina, da mesma forma que a Academia Francesa, que lhes servia de modelo. No lugar de Júlia Lopes entrou justamente o seu marido, Filinto de Almeida, que chegou a ser chamado de "acadêmico consorte". Tem uma produção grande e importante para a literatura brasileira, de literatura infantil (quatro) a romances (onze publicações), crônicas (quatro), peças de teatro (oito) e matérias jornalísticas (oito). Foi casada com o poeta português Francisco
Filinto de Almeida (1857-1945), e mãe dos também escritores Afonso Lopes de Almeida (1889-1953), Albano Lopes de Almeida (1894-?) e Margarida Lopes de Almeida (1896-1979).
================================================================================================
* - 1889 - Antônio Geremário Teles Dantas nasceu no Rio de Janeiro no atual bairro de Vila Valqueire no dia 24 de setembro de 1889 e morreu em Petrópolis (RJ) no dia 20 de fevereiro de 1935 aos 45 anos e hoje comemoramos 135 anos do seu nascimento. Importante político, jornalista, advogado e escritor brasileiro. Editou alguns livros sobre o café, além de escrever outros que tratavam de temas políticos. Faleceu no ano de 1935, vítima de leucemia.
Em sua homenagem, a antiga Estrada da Freguesia, na cidade do Rio de Janeiro, passou a se chamar Avenida Geremário Dantas. Sua residência ficava localizada na atual Rua Cândido Benício, onde hoje funciona um colégio de freiras, que guarda seu nome, o Instituto Geremário Dantas, outrora Externato Geremário Dantas, no bairro de Campinho.

================================================================================================

C O N V I TE

===================================================================================================

(Você pode nos enviar suas informações para: ferjos0307@gmail.com)

====================================================================================================

REFLEXÃO


==================================================================================================

SUGESTÃO DE BOA LEITURA

Ruth Guimarães Botelho nasceu em Cachoeira Paulista no Vale do Paraíba (SP) no dia 13 de junho de 1920 e morreu na mesma cidade no dia 21 de maio de 2014 aos 94 anos. Importante poetisa, cronista, romancista, contista e tradutora brasileira. Foi a primeira escritora brasileira negra que conseguiu projetar-se nacionalmente desde o lançamento do seu primeiro livro, o romance Água Funda, em 1946. Publicou mais de dezessete livros autorais e dez traduções. Integrou a Academia Paulista de Letras ocupando a cadeira nº 22 e de outras instituições Culturais.              

==================================================

===============================================

👉PENSAMENTO DO DIA

* "A  VIDA É ESTRANHA... É PRECISO TRISTEZA PARA CONHECER A FELICIDADE, BARULHO PARA APRECIAR O SILÊNCIO E AUSÊNCIA PARA VALORIZAR A PRESENÇA.
(DESCONHECIDO)

====================================================================================================

👉PENSAMENTO LITERÁRIO
"OS LIVROS PODEM SER DIVIDOS EM
DOIS GRUPOS:
-AQUELES DO MOMENTO E
-AQUELES DE SEMPRE".
VALENTIM LOUIS GEORGES EUGÉNE MARCEL PROUST  -  1871 - 1922 

=======================================

👉REFLEXÃO

* "FICA A DICA: FICAR FELIZ PELO SUCESSO DO OUTRO NÃO ATRASA O SEU"

(ANÔNIMO)

=======================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário