sexta-feira, 4 de outubro de 2024

BETINA (ELIZABETH) MARINO & AGENDA CULTURAL

 Betina (Elizabeth) Marino nasceu em Guaratinguetá, no dia 4 de outubro de 1899 e faleceu em Pouso Alegre (Minas Gerais), 13 de dezembro de 1975 aos 76 anos e hoje comemoramos 124 anos do seu nascimento. Ela era filha do imigrante italiano Salvador Marino e da guaratinguetaense Maria Magdalena de Jesus. Fez o curso primário no Grupo Escolar “Flamínio Lessa” e os preparatórios com Dona Lídia Limongi Neves e Dona Minervina Soares Costa, ingressando na Escola Normal de Guaratinguetá, em 1916, tendo como companheiros de turma, entre outros, Diomar Pereira da Rocha, Joaquim Irineu de Andrade, José de Freitas Guimarães, Dario Rodrigues Leite, Antonio de Tolosa e José Rodrigues Pinto. Iniciou o magistério numa escola isolada no município de Paraibuna. Em Guaratinguetá foi professora de português no Colégio Nossa Senhora do Carmo.Em 1934, assumiu as cadeiras de Psicologia, Sociologia e História da Educação, na Escola Normal de Guaratinguetá. Foi professora particular de Francês e Português. Poetisa desde a adolescência, nunca deixou de escrever versos. Dotada de memória prodigiosa, registrou em crônicas admiráveis, fatos da vida social de Guaratinguetá nas primeiras décadas do século. Católica fervorosa militou em obras de apostolado e ação social, sendo Terceira Franciscana. Dirigiu durante anos uma obra de assistência social e religiosa aos detentos e manteve em sua casa um serviço de atendimento à pobreza desvalida. Colaborou em todos os jornais de Guaratinguetá, sendo colaboradora permanente do jornal “O Eco”. Escreveu para a revista “Vozes” de Petrópolis, para “Ecos Marianos” de Aparecida e para “Ecos Seráficos” do Rio de Janeiro. Foi membro da União Brasileira de Escritores, do Centro Cultural “Eduardo Prado”, da Sociedade “Frei Galvão” e de outras instituições culturais. Estudiosa da obra de Cecília Meireles (1901-1964), Sully Prodhomme (1839-1907) e Rabindranat Tagore (1861-1941), traduziu versos e analisou poemas.

BIBLIOGRAFIA:
- "Salto de Vida - poesias e crônicas"
HOMENAGENS:
-Biblioteca Pública de Guaratinguetá recebeu o seu nome.
-Rua do Parque São Francisco recebeu o seu nome.


CAPA DO LIVRO

CECÍLIA MEIRELES

SULLY PRUDHOMME

RABINDRANAT TAGORE
==================================================================================================

MEMORÁBILIA
Registro hoje 50 anos da morte do ilustre geógrafo e geomorfóligo valeparaibano paulista nascido em Lorena (SP) o Professor Aroldo Edgard de Azevedo. Ele é o Patrono da Cadeira nº3 da Academia de Letras de Lorena e Autor de diversos livros didáticos de Geografia e da biografia do seu pai, Dr. Arnolfo Rodrigues de Azevedo.
===================================================================================================
C A L E N D Á R I O   D O   D I A
N A S C I M E N T O

Clóvis Beviláqua nasceu em Viçosa do Ceará (CE) no dia 4 de outubro de 1859 e morreu no Rio de Janeiro (RJ) no dia 26 de julho de 1944 aos 84 anos e hoje registramos 165 anos do seu nascimento. Importante jurista, legislador, filósofo, literato e historiador brasileiro, além de um dos responsáveis pela elaboração do Código Civil de 1916
====================================================================================================
Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, mais conhecido como Assis Chateaubriand ou Chatô nasceu em Umbuzeiro (PA) no dia 4 de outubro de 1892 e morreu em São Paulo (SP) no dia 4 de abril de 1968 aos 75 anos e hoje registramos 132 anos do seu nascimento. Importante jornalista, escritor, advogado, professor de direito, empresário, mecenas e político brasileiro
====================================================================================================

(Você pode nos enviar suas informações para: ferjos0307@gmail.com)

====================================================================================================

REFLEXÃO


===============================================================================================

SUGESTÃO DE BOA LEITURA


Péricles Eugênio da Silva Ramos nasceu em Lorena (SP) no dia 24 de outubro de 1919 e faleceu em São Paulo no dia 14 de maio de 1992 aos 73 anos e este mês comemoramos 105 anos do seu nascimento. Formou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo na turma de 1944 onde foi colega de classe de outro lorenense - Moary de Paula Ferraz. Publicou em 1946 seu primeiro livro de poesias, Lamentação Floral, pela editora Assunção. A esta, seguiram-se outras obras poéticas originais.
==================================================
CONVITE
DIAS 26 E 27 DE OUTUBRO
SÃO LUIZ DO PARAITINGA - SP
==================================================
👉PENSAMENTO DO DIA

* "SONHE GRANDE, MAS NÃO TENHA VERGONHA DE COMEÇAR PEQUENO.
(DESCONHECIDO)

====================================================================================================

👉PENSAMENTO LITERÁRIO
"OS LIVROS PODEM SER DIVIDOS EM
DOIS GRUPOS:
-AQUELES DO MOMENTO E
-AQUELES DE SEMPRE".
VALENTIM LOUIS GEORGES EUGÉNE MARCEL PROUST  -  1871 - 1922 

==============================================================================

👉REFLEXÃO

* "POR  "MUITO QUE A GENTE TENTE,  É IMPOSSÍVEL COSTURAR O TEMPO. ELE RASGA-SE A CADA DIA, COMO UM TECIDO QUE SE DESFIA... "

(DESCONHECIDO)

=======================================

 Clóvis Beviláqua,

Nenhum comentário:

Postar um comentário