CONVITE
CONVITE
Este Projeto tem como objetivo lembrar dos escritores valeparaibanos preferencialmente no seu dia de nascimento.
CONVITE
CONVITE
ANTONIO SÉRGIO COBIANCHI nasceu no dia 30 de setembro de 1952. Possui Graduação em Matemática pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1974), atual Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC - SP (1994), Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Rio Claro (2001) e Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo FE - USP (2006). Atualmente é professor da Escola de Engenharia de Lorena, da Universidade de São Paulo, EEL - USP, ministrando as disciplinas Álgebra Linear, Geometria Analítica, Cálculo I e Cálculo II. Professor do Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais em Ciências - PPGPE da EEL-USP ministrando a disciplina Tópicos Especiais de Matemática. Possui experiência na área de Matemática do Ensino Superior, com ênfase em Álgebra Moderna, Álgebra Linear, História e Filosofia da Matemática para Licenciaturas em Matemática e Cursos de Capacitação para Professores de Matemática. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM desde 1994. Membro fundador da Sociedade Brasileira de História da Matemática - SBHMat. Professor Honorífico da Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo. Membro da Academia de Letras de Lorena.
(Você pode nos enviar suas informações para: ferjos@uol.com.br)
===============================================
CONVITE
NEIDE APARECIDA ARRUDA DE OLIVEIRA nasceu no dia 29 de setembro. Graduada em Letras Português e Inglês (1994) e em Secretária Executiva Bilíngue (1990). Especialista em Gestão Escolar pelo Claretiano e Designer Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2003). Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (2016-2019) na PUC-SP. Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa da rede pública do estado de São Paulo. Também é professora nos cursos de Letras, Pedagogia e Comunicação Social do Centro Universitário Teresa D´Ávila-UNIFATEA. É coordenadora do curso de Letras (2015-2020) e de pós-graduação "Docência do ensino superior Educomunicação" ; "Língua Portuguesa: Linguagem e Literatura" e "Língua Inglesa" instituído no UNIFATEA desde 2012 até 2020. Coordenadora das Unidades Curriculares Eletivas no UNIFATEA. Lançou o livro: "Diga sim ao português nas aulas de inglês" e organizou seis livros: "Comunicação sob múltiplos olhares", "Educomunicação: múltiplas formas de aprendizagem" , "Educação e Mídia: propostas para trabalhar Educomunicação" ; Oficinas PIBID: ambiente virtual de aprendizagem ;Linguagem e Literatura e "Contos Fantásticos". É editora da revista científica ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação (ISSN 21775087). Pesquisadora PIBID (2014/ 2015/2016/ 2017 até 2019). Participante dos grupos de pesquisa: GEMA, do UNIFATEA e do GPTEd - Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais PUC-SP. Membro e atual presidente da Academia de Letras de Lorena ocupando a cadeira no. 8.
(Você pode nos enviar suas informações para: ferjos@uol.com.br)
===============================================
CONVITE
José Geraldo Evangelista – Prof. Zito - nasceu em Lorena no dia 27 de setembro de 1921 e morreu em sua terra natal no dia 2 de julho de 2003 aos 82 anos e estamos comemorando os 104 anos do nascimento. Ele era filho do maestro João Evangelista e de Maria Soares Evangelista. Ele fez o curso primário no Grupo Escolar Gabriel Prestes (Lorena), o Curso Secundário no Ginásio São Joaquim (Lorena), Liceu Coração de Jesus (SP) e Ginásio Patrocínio de São José (Lorena). Em 1939 ingressou no Curso Normal da Escola Normal Livre Patrocínio de São José. Licenciado em Geografia e História e pós-graduado em Geografia pela USP. Foi Professor, Diretor de Escola e de Faculdade. Fundador e redator de jornais, membro do Instituto de Estudos Valeparaibanos e do Instituto Histórico e Geográfico – SP, colaborador de institutos históricos e titular da Cadeira nº 37 da Academia Paulista de História. Publicou 9 livros e mais 400 artigos em jornais e revistas. Recebeu 22 distinções e proferiu 48 palestras e conferências.

(Você pode nos enviar suas informações para: ferjos@uol.com.br)
==================================================
CONVITE
GENTIL EUGÊNIO DE CAMARGO LEITE nasceu em Taubaté/SP no dia 26 de setembro de 1900 e faleceu no dia 3 de abril de 1983 aos 83 anos e hoje comemoramos 125 anos do seu nascimento. Era filho de Eugênio de Souza Leite e de Maria Eugênia de Camargo Leite. Foi casado duas vezes: do primeiro teve quatro filhos e do segundo outros quatro filhos. Professor de Latim do Ginásio do Estado, em Catanduva, SP, por nomeação de 27 de novembro de 1936; Professor de História da Civilização, do Ginásio do Estado em Taubaté, por nomeação de 21 de março de 1938, tendo assumido a 06 de julho de 1938 e, Professor de Latim do Ginásio do Estado, em Taubaté, por nomeação de 6 de julho de 1938, onde permaneceu até se aposentar. Jornalista culto e talentoso, destacou-se pela colaboração em revistas de alto nível, como: “Revista do Brasil” (SP), “Revista do Arquivo Municipal” (SP), “Paulistania” (SP) e jornais da capital paulista, Rio de Janeiro - “A Razão” e “Jornal do Brasil” e do interior, principalmente de Taubaté, entre eles, “O Norte”, “Correio de Taubaté”, “O Momento”, sendo ainda um dos fundadores do “Diário de Taubaté”, ocupando também funções de diretor. Como Folclorista foi pesquisador da História e das nossas tradições, dos nossos usos e costumes. Foi um dos fundadores, a quatro de março de 1948, da “Sociedade de História e Folclore de Taubaté”, juntamente com ilustres colegas do antigo Ginásio do Estado, os professores Cesídio Ambrogi (1894-1974), Fábio Moura (?), José Alves de Almeida Feo (?), entre outros. Tão profícua foi a atuação desse grupo de estudiosos, que, Taubaté, cidade antiga com rico acervo de tradições, usos e costumes populares, foi considerada “um dos maiores centros folclóricos do “país”, por deliberação do I Congresso Brasileiro de Folclore, reunido no Rio de Janeiro, em agosto de 1951. Como pioneiro nas pesquisas de caráter científico e divulgação de nossas manifestações folclóricas tornou-se Membro de importantes entidades folclóricas: Associação Brasileira de Folclore; Museu de Artes e Técnicas Populares da Associação Brasileira de Folclore; do Congresso Internacional de Folclore da Comissão Brasileira da UNESCO; Delegado da Sociedade de Etnografia e Folclore do Departamento de Cultura de São Paulo. Como escritor escreveu variada produção literária: editoriais, artigos de sentido político; ensaios, estudos históricos; linguísticos, folclóricos; crítica literária e poesias de grande beleza. A sua obra literária, esparsa em jornais e revista, foi publicada na série “Taubateana”, Vol. 8, 1980, sob a denominação de “Poesia e Prosa”. Essa publicação foi realizada pela Prefeitura Municipal de Taubaté, sob orientação do historiador Paulo Camilher Florençano (1913-1988) em merecida homenagem ao ilustre mestre taubateano.
===============================================
(Você pode nos enviar suas informações para: ferjos@uol.com.br)
==================================================
CONVITE