sábado, 20 de setembro de 2025

JOÃO BATISTA JULIÃO & AGENDA CULTURAL

 JOÃO BATISTA JULIÃO nasceu em Silveiras (S.P) no dia 19 de setembro de 1886 e faleceu na mesma cidade, em 20 de maio de 1961 aos 75 anos e hoje comemoramos 139 anos do seu nascimento. Sua iniciação musical se fez como participante de banda dirigida por Desidério Alves Leite. Em 1904, foi para Mogi das Cruzes, onde participou da Corporação Musical Guarani. Passou a reger a Corporação Musical União Mogiana, fruto da união das bandas Guarani e Euterpe, ambas de Mogi das Cruzes, até 1914. Nessa época, começou a compor e escrever revistas para teatro. Seus estudos superiores começam em 1912, no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, orientado por Savino de Benedictis (1883-1971) e Antônio Carlos Ribeiro de Andrada e Silva Júnior (?).Fundou no ano seguinte o Instituto Musical de Mogi das Cruzes e, ao concluir seu curso, assumiu a função de mestre de capela da igreja matriz da cidade. Anos depois, seguiu para o Rio de Janeiro, onde se especializou no Conservatório Nacional de Canto Orfeônico e obteve o primeiro registro junto ao Ministério de Educação e Saúde como professor de canto orfeônico. Assim titulado, assumiu a cadeira de música e canto orfeônico da penitenciária-modelo do Estado de São Paulo. Tornou-se colaborador do maestro João Gomes Júnior (1871-?), na preparação dos alunos de grupos escolares, por ocasião da comemoração do Centenário da Independência, em 1922. Por esse tempo, foi efetivado como professor da Escola Normal Padre Anchieta, São Paulo. Em 1927, fundou com outros músicos o Instituto Musical de São Paulo. Fundou a Academia Brasileira de Música- cadeira nº 30 – cujo patrono é Alberto Nepomuceno e ocupado atualmente por João Guilherme Ripper (1959). Em 1944, teve a missão de elaborar um plano para o ensino de canto orfeônico. Em 1949 passou a dirigir o curso de canto orfeônico do Instituto de Educação Caetano de Campos, transformado posteriormente em Conservatório Estadual de Canto Orfeônico. Foi iniciativa sua a fundação do Conservatório de Canto Orfeônico, que tem hoje seu nome ligado à Universidade Católica de Campinas, São Paulo. Dentre suas composições encontram-se peças para piano e violino e música sacra. Publicou Chave para os cadernos de exercícios caligráficos e análise musical, São Paulo, 1922.

Professor e compositor. Empresta o seu nome a uma rua na sua cidade natal - Silveiras e a um loteamento na cidade do Guarujá-SP.

JOÃO BATISTA JULIÃO
Almoço oferecido pelo maestro João Batista Julião (calvo, sentado à mesa) por ocasião de uma festividade do Conservatório de Música, na Semana Villa-Lobos.

 Foto do casamento dos pais do Prof. José Luiz de Miranda Alves (1943)
 com os padrinhos: Maestro Julião e esposa


JOÃO BATISTA JULIÃO
=============================================

=================================

CONVITE
FESTIVAL DILERMANDO REIS
 DE 19  A 21 DE SETEMBRO DE 2025
GUARATINGUETÁ - SP
===============================  ===
LANÇAMENTO
BOLETIM DE CULTURA E INFORMAÇÃO

ANO XIII    AGOSTO 2025    No. 144
==================================
CONVITE
HOJE   HOJE   HOJE  HOJE
DIA 20 DE SETEMBRO DE 2025
SALÃO DO JURI - UNISAL 
LORENA - SP

=================================
CONVITE
DIA 20 DE SETEMBRO
=================================
CONVITE
MOSTRA FILATÉLICA
FLOR: BELEZA E COR
BIBLIOTECA MUNICIPAL "SÉVULO GONÇALVES"  LORENA
====================================
CONVITE
MOSTRA FILATÉLICA
NOSSA SENHORA E SEUS GLORIOSOS TÍTULOS - PARTE 2
UNIFATEA - LORENA - SP

===================================

CONVITE

DE 11 A 13 DE DEZEMBRO DE 2025

SÃO PAULO - SP

======================================

ACESSE E CONHEÇA AS NOVIDADES
FILATÉLICAS
EM
lorenafilatelia.blogspot.com
================================
=================================
👉PENSAMENTO LITERÁRIO
=============================================
👉LEMBRETE DO DIA 

"A PIOR PARTE DE UMA DESPEDIDA NÃO É O ADEUS, MAS É VIVER COM A AUSÊNCIA DE QUEM AINDA ESTÁ PRESENTE DENTRO DE NÓS!"  
(?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário