terça-feira, 3 de novembro de 2020

NELSON PESCIOTTA

NELSON PESCIOTTA nasceu em Campinas (SP) no dia 3 de novembro de 1923 e faleceu em São Paulo, aos 94 anos, no dia 27 de maio de 2018 depois de ter vivido mais de cinquenta anos em Lorena onde teve importante atuação no campo educacional, cultural e político. Foi professor, diretor de escola, supervisor de ensino, jornalista, advogado, escritor, filósofo, sociólogo. Foi presidente do Instituto de Estudos Valeparaibanos por 23 anos e fundador da Academia de Letras de Lorena. Por 9 anos foi diretor do Departamento de Educação e Cultura de Lorena e por mais 7 anos Secretário de Cultura. 
Foi fundador da “União dos Diretores de Escola do Ensino Médio Oficial” hoje Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo. O Prof. Nelson foi Secretário Geral da sua primeira Diretoria Executiva, constituída em 18 de outubro de 1952. 
Foi também o criador da sigla Udemo, que, à época, significava “União dos Diretores de Escola do Ensino Médio Oficial” do Estado de São Paulo. 
Ainda em vida recebeu significativa homenagem tendo o seu nome dado ao Colégio Técnico de Lorena - Prof. Nelson Pesciotta – COTEL-USP. Escreveu crônicas que eram publicadas semanalmente no jornal “Guaypacaré” até o seu fechamento.
O Instituto de Estudos Valeparaibanos (I.E.V) instituiu a Distinção Nelson Pesciotta de Jornalismo com a finalidade de manter viva a memória deste grande homem público e educador.



========================================================================
PENSAMENTO:


========================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário