FRANCISCO DE PAULA GUIMARÃES nasceu em Guaratinguetá (SP) no dia 8 de março de 1920 e hoje estamos comemorando 122 anos do seu nascimento. Não sabemos quando ou onde ele faleceu. Depois dos preparatórios, ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, tendo feito o Curso de Férias (História Geral e do Brasil). Professor Catedrático dessas matérias na Escola Normal e Colégio Estadual de Cruzeiro. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.
BIBLIOGRAFIA:
"Cruzeiro, cidade chave de comunicações";
"Teoria de História";
"Descobrimento do Brasil";
"Etnia Brasileira" e
"Início da Colonização"
====================================CURIOSIDADE LITERÁRIA-1
Cláudio Pacheco Brasil nasceu em Campo Maior (PI) no dia 11 de maio de 1909 e morreu em Teresina (PI) no dia 14 de março de 1993 aos 83 anos e hoje registramos 29 anos da sua morte. Importante professor, escritor e jurista brasileiro. Em 1931 formou-se em Direito pela Universidade do Brasil. Foi professor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito do Piauí, em 1935 foi eleito deputado estadual; em 1957 foi Conselheiro da delegação do Brasil à Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas; Assessor parlamentar da Presidência da República (1956 a 1957) e foi suplente de senador quando o irmão Sigefredo Pacheco foi senador de 1963 a 1971. Como deputado estadual foi um dos constituintes da Assembleia Legislativa Estadual Constituinte que elaborou e promulgou a Constituição do Estado do Piauí de 1935. Sua principal obra foi o Tratado das Constituições Brasileiras, e Novo Tratado das constituições Brasileiras, em 1990.
Membro da Academia Piauiense de Letras onde ocupou a cadeira nº 30, hoje é ocupada por Álvaro dos Santos Pacheco (1933). É o patrono da cadeira 4 da Academia Campomaiorense de Artes e Letras ACALE.
BIBLIOGRAFIA
Tratado das Constituições Brasileiras (14 volumes)
As Pedras Ficaram Magras (romance)
História do Banco do Brasil (5 volumes)
Luzes e Água na Planíce (poemas)
Roda Viva (romance)
====================================
CURIOSIDADE LITERÁRIA-2
Darcy de Azambuja nasceu em Encruzilhada do Sul (RS) no dia 26 de agosto de 1901 e morreu em Porto Alegre (RS) no dia 14 de março de 1970 aos 69 anos e hoje registramos 52 anos da sua morte. Importante escritor, professor universitário e jurista brasileiro. Estudou na Escola Inácio Montanha e no Colégio Militar de Porto Alegre, onde conclui o curso de agrimensura, em 1921. Formado pela Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre em 1927, foi no mesmo ano nomeado como promotor. Foi procurador-geral do Estado, secretário do Interior e Exterior e participou da Assembléia Constituinte do Estado como líder do governo em 1935. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nos cursos de direito, ciências sociais e jornalismo e, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, lecionou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, na Faculdade de Filosofia, e foi [fundador da Faculdade de Direito. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e da Academia Rio-Grandense de Letras. Se destacou cedo na literatura por descrever o ambiente gaúcho, tendo influência de João Simões Lopes Neto (1865-1916) em seus textos. Foi redator do jornal A Federação.
BIBLIOGRAFIA
Escreveu sete obras, sendo estas:
Teoria Geral do Estado, Globo, 2006, 44ª edição
Introdução à Ciência Política, Globo, 1999, 12ª edição
No galpão – contos, 1925
Decadência e Grandeza da Democracia - Ciência Política, 1945
A Racionalização da Democracia - Direito Público e Constitucional, 1933
Romance antigo – romance, 1940
Coxilhas – contos, 1957
====================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário