TÚLIO ESPÍNDOLA DE CASTRO nasceu em Guaratinguetá (SP) no dia 12 de março de l889 e hoje comemoramos 133 anos do seu nascimento. Faleceu em Jahú (SP) no dia 4 de julho de 1966 aos 77 anos. Era filho de Manuel E. de Castro e Iana V. de Castro. A Lei nº 463, de 14/10/1974 dá denominação de Escola Estadual de Primeiro Grau "Prof. Túlio Espíndola de Castro" ao Grupo Escolar de Vila Sampaio, em Jaú. Professor diplomado pela Escola Normal de Guaratinguetá. Foi diretor do grupo escolar “Dr. Pádua Sales”, de Jaú, e lente da Escola Normal e Comércio. Redigiu “O São Bernardo”, tendo sido, também, redator de outros periódicos e revistas. Com Luiz Correia de Mello fundou, em São Bernardo, um periódico intitulado “Relâmpago”, que teve curta duração. Inspetor do ensino em Jaú, membro da Sociedade Paulista de Escritores entre outras. Aposentou-se no magistério em 1950. Professor, Poeta, autor didático e conferencista.
HOMENAGEM
EE. PROF. TULLIO ESPINDOLA DE CASTRO - Avenida Zezinho Magalhães, S/N - Vila Nova Jau, Jaú - SP.Praça Tullio Espindola De Castro, Sn Centro - Jaú - Sp.
BIBLIOGRAFIA
-“Campos de arrebóis”, leitura infantil para escola primária, Jaú, Tip. E Papelaria Cavalheiro, 1926. 208 p., 18x13 cm;
-“Terra Bonita”, menção especial da Comissão do Departamento de Educação, São Paulo, 1939;
-“Jaú: poema comemorativo do aniversário da cidade“, Japu, Tip. Martins, 1949, 4 p. 22x14 cm.
OBSERVAÇÃO:
O Professor Tullio Espindola de Castro é avô da também Professora e Poetisa Maria Tereza de Castro Pirágine Fiorelli nascida em Jaú (SP).
CURIOSIDADE:
Alunos do curso de Arquitetura do Brasil e do exterior, frequentemente visitam o prédio da Escola Túllio Espindola de Castro em Jaú, pois o Projeto arquitetônico é do engenheiro Vilanova Artigas (1915-1985) e é referência pelas características inovadoras a frente de seu tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário