AGUINALDO TEIXEIRA PINTO nasceu em Taubaté no dia 18 de julho de 1909 e hoje comemoramos 112 anos do seu nascimento. Fez o curso primário no Grupo Escolar "Dr. Lopes Chaves", em sua terra natal, entrando, a seguir, para o comércio e, mais tarde, para o funcionalismo público. Não conseguiu reunir em livros as suas produções. Poeta e jornalista, tem colaborado no "Correio do Vale do Paraíba", em "Nossa Terra", na "A Notícia", na "A Voz do Vale do Paraíba”, no "O Lábaro", na revista "Palas", no "S. José dos Campos' , no "C.T.l.- Jornal", no "O Momento", etc. Emprestou também a sua colaboração Z Y A-8 (Rádio Difusora de Taubaté). Escreveu também para as revistas cariocas "Fon-fon", "O Malho", "Vida Doméstica", "Jornal das Mocas” etc.
BIBLIOGRAFIA:
"Romance em retalhos", na "Rádio Difusora de Taubaté";
"Não chores mais", "Destinos" e "Siste, sonetos, in "Poetas do Norte de S. Paulo", por Inocêncio Candelária, "Gazeta de Mogi", Mogi das Cruzes, 9-4-1951.
HOMENAGENS:
Patrono da Cadeira nº 36 da Academia Taubateana de Letras ocupada atualmente pelo acadêmico Joel Hirenaldo Barbieri;
Denominação de Rua no Jardim Santa Rosa em Taubaté.
======================================================================
SUGESTÃO DE LEITURA:
RUTH GUIMARÃES
===================================
Alexis-Félix Arvers nasceu em Paris no dia 23 de julho de 1806 e morreu em Cézy (França) no dia 7 de novembro de 1850 aos 44 anos e hoje comemoramos 215 anos do seu nascimento. Importante poeta e dramaturgo francês, que ficou mundialmente conhecido por um soneto, o "Soneto de Arvers", o qual inspirou diversas traduções, peças e livros dedicados inteiramente ao seu desvendamento.Coventry Kersey Dighton Patmore nasceu em Woodford, Essex (Inglaterra) no dia 23 de julho de 1823 e morreu em Lymington, Hampshire (Inglaterra) no dia 26 de novembro de 1896 aos 73 anos. Importnte poeta e crítico inglês, mais conhecido por "The Angel in the House", seu poema narrativo sobre um ideal casamento feliz. O filho mais velho do autor Peter George Patmore (1786-1855). Foi educado privadamente. Foi também companheiro íntimo e constante de seu pai e herdou dele o seu entusiasmo literário.
====================================
Kōda Shigeyuki nasceu em Edo (Japáo) no dia 23 de julho de 1867 e morreu em Ichikawa (Japão) no dia 30 de julho de 1947 aos 80 anos e hoje comemoramos 154 anos do seu nascidmento. Ele era mais conhecido sob seu pseudônimo "Koda Rohan", foi um romancista japonês, ativo durante a era Meiji. Kōda escreveu Fūryūbutsu, também conhecido como "O Buda da Arte" ou "O Buda Elegante", em 1889. A casa em que Kōda viveu foi reconstruída em 1972 pelo Museu Meiji-mura. Kōda também foi uma das primeiras pessoas a receber a "Ordem da Cultura" quando foi fundada em 1937.
====================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário