sábado, 24 de julho de 2021

BENEDITO SALGADO DA SILVA

BENEDITO SALGADO DA SILVA nasceu em Pindamonhangaba no dia 21 de julho de 1888 e faleceu em São Paulo no dia 4 de dezembro de 1930 aos 42 anos e hoje comemoramos 132 anos do seu nascimento. Adotou o sobrenome do pai de criação, dr. José Antônio Vieira Salgado, passando a assinar-se “Benedito Salgado”. Foi, em 1890, morar São Paulo, onde iniciou os seus estudos, fazendo exames parcelados de 1908 a 1909. Abandonando os preparatórios, dedicou algum tempo, ao comércio. Em 1913 matriculou-se na Faculdade de Direito de S. Paulo, bacharelando-se em 1917 tendo sido colega dentre outros do Dr. Antônio Engracia Eiras. Colaborou na "Revista da União Farmacêutica", sob o pseudônimo de ''João dos Anzóis". Consagrou-se ao magistério particular, tendo sido professor de português no - Instituto Médio Dante Alighieri. Estudioso, possuía uma biblioteca de mais de oito mil volumes. Conhecia latim e grego. Advogado, Poeta etc.

BIBLIOGRAFIA:

''Versos escolhidos";
'' Micro- cosmo", sonetos, S. Paulo, Ed. Liceu Coração de Jesus, 1924 ; "Velha lenda" e "O intelectual", in "Poetas do Norte de S. Paulo", por Inocêncio Candelária,
“Gazeta de Mogi", Mogi das Cruzes, 20-1-1952.
================================================================================================
CURIOSIDADE:


O MENOR JORNAL DO MUNDO




====================================
Antônio Henriques Leal nasceu no povoado de Candimbas próximo à Vila de Itapecuru, hoje município de Cantanhede, MA, em 24 de Julho de 1828 e faleceu no Rio de Janeiro em 29 de Setembro de 1885 aos 57 anos e hoje comemoramos 193 anos do seu nascimento. Ele foi médico, poeta, deputado, vereador, redator e biógrafo.  Filho de Alexandre Henriques Leal e Ana Rosa de Carvalho Reis. Proveniente de uma família bastante influente no Maranhão, donos de muitas propriedades rurais, concluiu os estudos em São Luís e posteriormente formou-se médico na cidade do Rio de Janeiro.


================================================
Raimundo de Farias Brito nasceu em São Benedito no dia 24 de julho de 1862 e morreu no Rio de Janeiro no dia 16 de janeiro de 1917 aos 54 anos e hoje comemoramos 159 anos do seu nascimento. Importante escritor e filósofo brasileiro, sendo considerado como um dos maiores nomes do pensamento filosófico do país e autor de uma das mais completas obras filosóficas produzidas originalmente no Brasil, em que identificou os planos do conhecimento e do ser, voltando dogmaticamente à metafísica tradicional, de caráter espiritualista. Sua filosofia é uma crítica radical ao pensamento positivista que nega a existência do espírito, ou seja, nega a existência da consciência. Farias Brito teve como principal objetivo restaurar a filosofia tradicional de caráter espiritualista.



====================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário