Haroldo Eurico Browne de Campos nasceu em São Paulo (SP) no dia 19 de agosto de 1929 e morreu na mesma cidade no dia 16 de agosto de 2003 aos 73 anos e hoje registramos 18 anos da sua morte. Importante poeta e tradutor brasileiro. Haroldo fez seus estudos secundários no Colégio São Bento, onde aprendeu os primeiros idiomas estrangeiros, como latim, inglês, espanhol e francês. Ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo no final da década de 1940 onde foi colega de classe de dois ilustres valeparaibanos: José Armando Zollner Machado (?) e Antônio Joaquim Alves Motta Sobrinho (?). Ele lançou seu primeiro livro, O Auto do Possesso, em 1949, quando participava do Clube de Poesia, ao lado de Décio Pignatari (1927-2012).
Premios e Homenagens -
Sua biografia foi incluída na Enciclopédia Britânica em 1997.
Foi o ganhador do Prémio Octavio Paz de Poesía y Ensayo, no México, em 1999.
Nesse mesmo ano, as Universidades de Yale e de Oxford organizaram conferências sobre sua obra em comemoração de seus setenta anos.
Foi vencedor do prêmio Jabuti em 1991 (Tradução - de poemas de Mallarmé ), 1993 (Tradução), 1994 (Tradução), 1999 (Poesia) e 2002 (Tradução).
================================================================================================
SUGESTÃO DE LEITURA:
COLETÂNEA DO INSTITUTO DE ESTUDOS VALEPARAIBANOS
================================================================================================
PENSAMENTO:
========================================================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário