Luiz Nicolau Fagundes Varella nasceu em São João Marcos (Vale do Paraíba Fluminese) no dia 17 de agosto de 1841 e morreu em Niterói (RJ) no dia 18 de fevereiro de 1875 aos 33 anos e hoje comemoramos 180 anos do seu nascimento. Importante poeta romantista brasileiro da 2ª Geração, patrono da cadeira número 11 na Academia Brasileira de Letras atualmente ocupada por Inácio Loyola Lopes de Bradão (1936). Filho do magistrado Emiliano Fagundes Varella e de Emília de Andrade, ambos de tradicionais famílias fluminenses. Era bisneto do Antônio Manuel de Freitas - Barão de Rio Claro (1778-1869). Poeta romântico e boêmio inveterado, Fagundes Varella foi um dos maiores expoentes da poesia brasileira, em seu tempo. Casando-se muito novo (aos vinte e um anos) com Alice Guilhermina Luande, filha de dono de um circo, teve um filho que veio a morrer aos três meses. Casou-se novamente com uma prima - Maria Belisária de Brito Lambert, sendo novamente pai de duas meninas e um menino, também falecido prematuramente. Embriagando-se e escrevendo, faleceu ainda jovem, vivendo à custa do pai, passando boa parte do tempo no campo, seu ambiente predileto. Fagundes Varella morreu com 33 anos de idade.
LUIZ NICOLAU FAGUNDES VARELA
================================================
================================================
Vidiadhar Surajprasad Naipaul nasceu em Chaguanas (Trinidade Tobaco) no dia 17 de agosto de 1932 e morreu em Londres (Inglaterra) no dia 11 de agosto de 2018 aos 85 anos e hoje comemoramos 89 anos do seu nascimento. Importante escritor trinitário e britânico. Assinou seus livros como V. S. Naipaul. De família indiana aos 18 anos, em 1950 viajou para Londres, onde foi para estudar literatura em Oxford, com uma bolsa de estudo da comunidade indiana a que pertencia a sua família em Port of Spain. As memórias da rua onde viviam os avós, em Port of Spain, Miguel Street, foram o seu primeiro livro, escrito quando era correspondente free-lancer da BBC para os assuntos das Caraíbas. Foi condecorado como "Cavaleiro" em 1990. Recebeu os seguintes Premios: Premio Somerset Maugham (1961); Premioo Man Booker (1971), Premio Jerusalém (1981) e Premio Nobel de Literatura em 2001.
================================================
SUGESTÃO DE LEITURA:
========================================================================
António Tomás Botto nasceu em Concavada freguesia do concelho de Abrantes, Portugal no dia 17 de Agosto de 1897 e morreu no Rio de Janeiro, 16 de Março de 1959 aos 61 anos e hoje comemoramos 124 anos do seu nascimento. Poeta, contista e dramaturgo português. A sua obra mais popular, "Canções", foi um marco na lírica portuguesa pela sua novidade e ousadia. Amigo de Fernando Pessoa (1888-1935), que foi seu editor, defensor crítico e tradutor, conheceu igualmente outras figuras cimeiras das letras e artes portuguesas. Ostracizado em Portugal, radicou-se no Brasil em 1947, onde passou tempos muito difíceis, vindo a morrer de atropelamento em 1959.
=======================================================================
PENSAMENTO:
=======================================================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário