HUGO CARLOS EDLINGER (FILHO) nasceu em Taubaté no dia 8 de novembro de 1892 e hoje estamos comemorando 128 anos do seu nascimento. Ele tinha o pseudônimo de “Juca Cascudo”. Fez o primário em Taubaté e formou-se em contabilidade. Foi redator de diversos jornais em Taubaté e publicou diversos artigos nos jornais de Piraju, Ribeirão Preto e outras mais. Taubaté o homenageou dando o seu nome a uma de suas ruas. Escreveu poesias e crônicas.
HOMENAGEM:
Rua Hugo Carlos Edlinger Filho, bairro Vila São Jorge, Taubaté SP.
====================================
CURIOSIDADE LITERÁRIA
Manuel Antônio de Almeida nasceu no Rio de Janeiro (RJ) no dia 17 de novembro de 1830 e morreu em Macaé (RJ) no dia 28 de novembro de 1861 aos 30 anos e hoje comemoramos 191 anos do seu nascimento. Ele foi um médico, escritor e professor brasileiro. Concluiu a Faculdade de Medicina em 1855, mas nunca exerceu a profissão. Dificuldades financeiras o levaram ao jornalismo e às letras. Foi redator do jornal Correio Mercantil, para o qual escrevia um suplemento, A Pacotilha. Neste suplemento publicou nas páginas dos folhetins sua única obra em prosa de fôlego, a novela Memórias de um Sargento de Milícias, de 1852 a 1853, em capítulos. Pertenceu à primeira sociedade carnavalesca do Rio de Janeiro, o Congresso das Sumidades Carnavalescas, fundado em 1855. Foi professor do Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro. Em 1858 foi nomeado diretor da Tipografia Nacional, onde conheceu o jovem aprendiz de tipógrafo Machado de Assis.
Procurou iniciar a carreira na política. Quando iria fazer as primeiras consultas entre os eleitores, morreu no naufrágio do navio Hermes, em 1861, na costa fluminense.
É o Patrono da Cadeira 28 da Academia Brasileira de Letras, fundada por Herculano Marcos Inglez de Sauza (1853-1918) e ocupada atualmente por Geraldo Egídio da Costa Holanda Cavalcanti (1929).
====================================
PENSAMENTO:
========================================================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário