terça-feira, 4 de janeiro de 2022

NEY BRASIL PEREIRA

NEY BRASIL PEREIRA nasceu em São Francisco do Sul (SC) no dia 4 de dezembro de 1930 e morreu em Florianópolis (SC) no dia 4 de janeiro de 2017 aos 87 anos e hoje registramos 5 anos da sua morte. Importante sacerdote católico, exegeta, maestro e tradutor brasileiro.
Na adolescência aprendeu latim, grego e francês, e no colegial (equivalente ao ensino médio atual) recebeu noções de inglês, italiano e alemão. Filho de Antônio Pedro Pereira (?) e Maria da Graça Parreira Pereira (?) é o quarto de seis irmãos. Iniciou os estudos primários em São Francisco do Sul, no Colégio “Stella Matutina” das Irmãs da Divina Providência e completou-os em Florianópolis, no Grupo Escolar “Lauro Müller”, em 1941. Concluiu o segundo grau em Brusque, no Seminário Menor de Azambuja, 1947, e o curso superior de Filosofia em São Leopoldo, RS, no Seminário Maior dirigido pelos Padres Jesuítas, 1950. Matriculou-se no curso superior de Teologia em Roma, na Universidade Gregoriana, onde obteve o grau de Licenciatura em 1956, tendo sido no mesmo ano ordenado Presbítero. 
HOMENAGENS
Em 23-3-02 recebeu, da Câmara Municipal de Florianópolis, o título de “Cidadão Honorário de Florianópolis” e, 
em 28-08-02, do Governo do Estado de Santa Catarina, a Medalha do Mérito “Anita Garibaldi”. 
Em 22-08-05 tomou posse como Acadêmico titular da Cadeira 31 da Academia Desterrense de Letras, de Florianópolis. 
Em 09-03-2006, por ocasião da comemoração do seu Jubileu de Ouro Presbiteral, recebeu, da Câmara de Vereadores de São Francisco do Sul, sua terra natal, o título de “Cidadão Benemérito de São Francisco do Sul”.
Estudou teologia em Roma, de 1952 a 1955; música nos Estados Unidos, em meados dos anos 1960; e fez mestrado em exegese, em Roma, em meados da década de 1970.
Em 2001 foi indicado para Pontifícia Comissão Bíblica, onde era o único brasileiro.
BIBLIGRAFIA
Ajudou a traduzir os seguintes livros da Bíblia: Judite, Tobias, Ester, I Macabeus e II Macabeus, Jó, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico, Daniel, Baruc e Atos dos Apóstolos, além da coordenação dos Livros Sapienciais.

================================================================================================

PENSAMENTO:
"EDUCAR É MOTIVAR A CURIOSIDADE". A.d

================================================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário