terça-feira, 4 de janeiro de 2022

TITO FRANCO DE ALMEIDA

TITO FRANCO DE ALMEIDA  nasceu Belém (PA) no dia 4 de janeiro de 1829 e morreu na mesma cidade no dia 17 de fevereiro de 1899 aos 70 anos e hoje comemoramos 193 anos do seu nascimento. Importante advogado, professor, escritor e político brasileiro. Filho de Joaquim Inácio de Almeida (?), bacharel português, e de Dona Maria Romana de Almeida (?), recebeu sua primeira educação em Lisboa. Voltou ao Brasil 1844. Cursou o bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Academia de Olinda, onde graduou-se em 1851. Foi professor catedrático de Filosofia Racional e Moral no Liceu Paraense. Foi deputado provincial no Pará em diversas legislaturas. Elegeu-se deputado geral em quatro ocasiões: 1857 a 1860, 1864 a 1866, 1878 a 1881 e 1889, sendo que, neste último mandato, não tomou posse dado o fim do regime imperial no Brasil. Não aderiu à República, declarando-se monarquista.
No Rio de Janeiro, foi diretor geral da Secretaria dos Negócios da Justiça e redator chefe do Diário Oficial do Império no período de 1864 a 1866.
Foi diretor do Diário do Rio de Janeiro. Pertenceu ao Instituto dos Advogados do Brasil. Foi presidente (1883 e 1885) do Club da Amazônia, organização abolicionista.
Apesar de ser liberal, era contra a separação da Igreja e do Estado, afirmando que "deviam permanecer unidos de modo que este Estado pudesse continuar a controlar aquela Igreja".
Legado
HOMENAGEM
Na cidade de Belém, existia uma avenida importante no bairro do Marco que se chamava "Tito Franco" em sua homenagem.
-Na cidade de São Paulo - SP - existe a Rua Tito Franco de Almeida, Parque Boturussu.
DESCENDÊNCIA
A partir das fontes bibliográficas, há o registo de dois filhos de Tito Franco, sendo um homônimo.
Filhos
Tito Franco de Almeida (1879-1918), advogado e escritor.
Carlota Almeida (?) casada com Henri de La Roque Júnior.


================================================================================================
PENSAMENTO:

"-CUIDADO PARA QUE O CONHECIMENTO NÃO PASSE DOS LIVROS DOS PROFESSORES PARA OS CADERNOS DOS ALUNOS, SEM PASSAR PELA CABEÇA DE NENHUM DELES". PEDRO DEMO
================================================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário