CONVITE
=====================================
Este Projeto tem como objetivo lembrar dos escritores valeparaibanos preferencialmente no seu dia de nascimento.
CONVITE
=====================================
JOAQUIM ANTONIO MARCONDES nasceu em Paraibuna (SP) no dia 27 de junho de 1894 e faleceu em São José dos Campos (SP) no dia 6 de agosto de 1963 e comemoramos 132 anos do seu nascimento. Fez o curso primário em S. José dos Campos. Em seguida, passou algum tempo na Fazenda Bom Jesus, de propriedade de seus pais, onde se entregou ao estudo de literatura, gramática e contabilidade. Transferiu-se para São Paulo, trabalhando como guarda-livros em algumas casas comerciais. Depois, com a idade de 16 anos, ingressou na Estrada de Ferro S. Paulo Railway. Mais tarde, foi nomeado primeiro escriturário do Departamento do Tráfego. Matriculou-se na Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de S. Paulo, obtendo grau em Odontologia. Mudou-se então para Taubaté onde exerceu a sua profissão. Ele manteve a "Voz do Vale do Paraíba", onde foi redator e assinava a secção "Crônica da Semana". Colabora também na Rádio Difusora de Taubaté e na Rádio Tupi de S. Paulo. Poeta, romancista, radialista, etc.
=================================
ANGELO SANGIRARDI - nasceu em S. Luís do Paraitinga a 26 de junho de 1889 e faleceu a 25 de setembro de 1946 aos 57 anos e hoje comemoramos 137 anos do seu nascimento. Começou os estudos em sua cidade natal. Cursou o Seminário Episcopal de S. Paulo, de 1900 a 1905. Formado, em 1911, pela Faculdade de Direito de S. Paulo onde foi colega dentre outros de Alcibíades Delamare Nogueira da Gama (1888-1951) e Virgílio Rodrigues Alves Filho (1887-1953). Colaborou na revista acadêmica ''Onze de Agosto" e no ''S. Paulo", tendo lecionado no Ginásio "Nogueira da Gama “. Ingressou na Polícia em 1911, tendo sido delegado em S. Luís do Paraitinga (1911- 1912), Queluz (1912-1917), Santo Amaro, Pirajuí, Bariri, Monte Azul, Bebedouro, Barretos (1925), Jaboticabal (1926), Itápolis (1929), S. José do Rio Pardo (1929) e S. Carlos (1930). Afastado do cargo por ordem do governo provisório, retornou ao serviço público como delegado em comissão, de Piracaia, de onde foi removido para S. Miguel, S. Carlos, Piraçununga, Amparo (1933), Piracicaba (1933), Taubaté (1934), Pindamonhangaba (1935) e S. João da Boa Vista (1936), vindo então para circunscrição de S. Paulo. Serviu junto à delegacia especializada de Acidentes em Tráfego. Em sessão do Instituto Histórico e Geográfico de S. Paulo, foi eleito sócio efetivo em 1913.
=================================
Joaquim Manuel de Macedo nasceu em Itaboraí (RJ) no dia 24 de junho de 1820 e faleceu na mesma cidade no dia 11 de abril de 1882 aos 61 anos e hoje comemoramos 206 anos do seu nascimento. Foi importante médico, jornalista, escritor, professor, romancista, poeta, literato, teatrólogo, memorialista e político brasileiro. Ele escreveu "A Moreninha", além de outros dezessete romances, dezesseis peças de teatro e um livro de contos. Foi sócio fundador, secretário e orador do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e é o patrono da cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras por escolha do fundador e seu conterrâneo Salvador de Menezes Drummond Furtado de Mendonça (1841-1913), e é ocupada atualmente por Gilberto Gil (1942).
=================================
JOÃO DEUSDEDIT DE ARAÚJO SILVA nasceu em Taubaté no dia 23 de junho de 1885 e faleceu em 1970 aos 85 anos e hoje comemoramos 141 anos do seu nascimento. Matriculou-se aos 6 anos de idade na Escola Modelo do Carmo e, em 1898, na Escola Complementar. Frequentando, depois, o Santuário Episcopal, ordenou-se presbítero em 1909. Quando estudante, colaborou no "Correio de Jaú", no "O Luisense" de São Luís do Paraitinga, no "O Movimento", de São Manuel, e na "A Cidade", de Se Carlos. Mais tarde, fez parte do corpo de colaboradores da “Folha Nova", de Garcia Redondo (1854-1916). Escreveu para "O Seminário", "A União" e o "Boletim redigiu ' 'A Pátria" e a "Eclesiástico" (1911-1913), desta capital. Gazeta do Povo". Colaborou no "Diário de Santos" (1911- 1912), nas "Novidades do Porto", Portugal, em "La Croix", de Paris, no "Diário do 'Jornal do Comércio Norte" (1928), ed. paulista, no ' 'Correio Paulistano" (1911- 1912) e em ' 'Vozes de Petrópolis" (1915). Fez parte da comissão encarregada de autenticar os restos mortais do Padre Diogo Antônio Feijó. Foi secretário particular de Dom Duarte Leopoldo e Silva, arcebispo de São Paulo (1910-1913 e *1917-1919), vigário de Santa Cecília etc. O Professor de religião do Ginásio de S. Bento. Cônego da Catedral de 1930 a 1940. Membro do Instituto Histórico e Geográfico. Orador sacro, biografo e historiador.
=================================