BALTHAZAR DE GODOY MOREIRA nasceu em Pindamonhangaba (SP) no dia 13 de janeiro de 1898 e morreu em São Paulo, no dia 14 de janeiro de 1969, um dia após haver completado 71 anos e hoje registramos 51 anos da sua morte. Era filho do Cel. Antônio Amador Bueno de Godoy e de Dona Maria José Monteiro de Godoy. Balthazar foi poeta e escritor. Considerado, por Lauro Silva, o "Príncipe dos Poetas Pindenses" e por Monsenhor João José de Azevedo, como "o maior sonetista do Vale do Paraíba", compôs um soneto para cada logradouro de seu chão natal. O soneto no qual ele expõe todo seu amor a Pindamonhangaba está afixado nas portas de prédios públicos. Empresta seu nome a uma rua do Bairro Residencial Lessa. Assim como há uma Biblioteca em Caçapava e uma Escola Pública Estadual em Marília, com seu nome, ele que foi também um brilhante educador.
OBRAS PUBLICADAS: Marília, cidade nova e bonita, 1936, Negro velho de guerra, 1947, Roteiro de Pindamonhangaba Poesia, 1960, Curumim sem nome, s/d, Aventuras nos garimpos de Cuiabá, 1960, Rio Turbulento, s/d, O Castelo dos Três Pendões, A Caminho do Oeste, s/d. O ilustre poeta era descendente de Don Balthazar de Godoy (espanhol), capitão-mor e governador da Província de São Vicente.
============================================================================================================================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário