quinta-feira, 21 de maio de 2020

JOSÉ DE MIRANDA ALVES

José de Miranda Alves– nasceu em Silveira (SP) a 21 de maio de 1911 e morreu em Lorena (SP) no dia 11 de julho de 1990 aos 79 anos e hoje comemoramos 109 anos do seu nascimento. Fez os estudos primários em sua terra natal e os secundários em Cruzeiro. Formado, em 1935, pela Escola Normal da mesma cidade. Em 1943, diplomou-se pelo Instituto Musical de São Paulo. Fez parte da orquestra do maestro Lírio Panicalli (1906-1984) da Rádio Nacional, como primeiro violino. Em 1937, iniciou a carreira do magistério público. Sob o pseudônimo de “Cirano”, colaborou, por dez anos no periódico “A notícia”, de C. Paulista. Escreveu 10 comédias infantis, vários “sketches”, poesias, etc... Compôs dobrados, marchas, choros, e é o Autor do “Hino a Rodrigues Alves” (1948), que foi contado no seu centenário em todos os grupos escolares de Guaratinguetá. Professor, teatrólogo, musicista, poeta. 
HOMENAGEM:
Patrono da cadeira nº 06 da Academia de Letras de Lorena atualmente ocupada por seu filho o Professor José Luiz de Miranda Alves.
BIBLIOGRAFIA:
“Coisas de criança”, peças teatrais para crianças; -
"Tiradentes", drama; 
“Hino a Rodrigues Alves” - 1948;
"Silveiras - História e Tradição"-1955.




============================================================================================================================================

Um comentário:

  1. Saudações prof. José Antonio. Ficamos felizes com a publicação sobre o Zé Miranda. Meu pai era, de fato, um artista e educador. Grato.

    ResponderExcluir