sábado, 21 de agosto de 2021

TRAJANO DE ALMEIDA

TRAJANO DE ALMEIDA nasceu em Pindamonhangaba no dia 21 de agosto de 1875 e faleceu a 16 de maio de 1906 aos 31 anos e hoje comemoramos 145 anos do seu nascimento. Dedicou-se, desde jovem, imprensa, tendo trabalhado em vários jornais. Foi gerente da ''Folha do Norte" e "Tribuna do Norte", redator de "Pinda", colaborador da ''Tribuna", "Folha", "Minarete", “Comercial”, órgãos pindenses. Foi, por algum tempo, auxiliar do "Diário Oficial" da União. Matriculou-se na Escola Complementar de Guaratinguetá, onde cursou o primeiro ano, abandonando os estudos por motivo de moléstia. Musicista e teatrólogo, escreveu comédias, monólogos, cançonetas etc.

BIBLIOGRAFIA:

"Pinda em pancas", revista teatral, em colaboração com Ataíde Marcondes e T. Braga Filho ;

"A mulher do vendeiro" vaudeville, em colaboração com T. Braga Filho.


========================================================================
PENSAMENTO



========================================================================
CURIOSIDADES:
Josué de Sousa Montello nasceu em São Luís (Maranhão) no dia 21 de agosto de 1917 e morreu no Rio de Janeiro no dia 15 de março de 2006 aos 88 anos e hoje comemoramos 104 anos do seu nascimento. Importante jornalista, professor, teatrólogo e escritor brasileiro. Obras de Josué Montello foram traduzidas para o inglês, francês, espanhol, alemão e sueco. Algumas de suas novelas foram roteirizadas para o cinema; em 1976, Uma tarde, outra tarde recebeu o título de O amor aos 40; e, em 1978, O monstro, foi filmado como O monstro de Santa Teresa. Em sua homenagem, em 1997, o governo do Maranhão inaugurou a primeira biblioteca do Farol da Educação com a denominação de Biblioteca Farol da Educação Josué Montello. Também tem um dos bustos que homenageiam os grandes escritores maranhenses na Praça do Pantheon. Em 1954, foi eleito para a cadeira 29 da Academia Brasileira de Letras, sucedendo a Cláudio de Sousa e atualmente ocupada por Geraldo Egídio da Costa Holanda Cavalcanti (1929). Até a sua morte, era o integrante mais antigo da Academia. Recebeu os seguintes Premios: Premio Juca Pato (1971); Premio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (1978) e Premio Jabuti (1982).


================================================================================================
Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior, conhecido como Bento Prado, ou Prado Jr. nasceu em Jaú (SP) no 21 de agosto de 1937 e morreu em São Carlos no dia 12 de janeiro de 2007 aos 70 anos e hoje comemoramos 84 anos do seu nascimento. Importante filósofo, escritor, professor, crítico literário, tradutor e poeta brasileiro. Lecionou na Universidade de São Paulo, posteriormente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e na Universidade Federal de São Carlos. Prado foi um dos principais personagens da construção do estudo de filosofia no país.


================================================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário