quarta-feira, 29 de março de 2023

JOÃO DIAS MONTEIRO, LAURO SILVA & AGENDA CULTURAL

 JOÃO DIAS MONTEIRO nasceu no dia 29 de março de 1908 no Bairro de Tataúva, perto do Distrito de Quiririm, Município de Taubaté (SP)e morreu na mesma cidade em maio de 1999 aos 91 e hoje comemoramos 115 anos do seu nascimento. Seus pais foram José Celedônio Monteiro e de Francisca Dias Monteiro. Foi morar em Silveiras onde compôs seus primeiros versos, aos 20 anos de idade na data de 17 de fevereiro de 1929. A partir daí, pelos elogios recebidos, passou a publicar em diversos periódicos – “O Malho”, “Fon-Fon”, Jornal das Moças etc. Trabalhou na fábrica têxtil de Taubaté -CTI – foi vereador, experiência da qual não trazia boas lembranças. Foi escritor, poeta, sonetista, trovador, contista, letrista e jornalista. É o patrono da cadeira número 10 da Academia Taubateana de Letras ocupada atualmente por João D’Olyveira.

BIBLIOGRAFIA

-“Barcarola dos Sonhos” – Editora Zanzalas – 1985.



====================================
LAURO SILVA nasceu em Pindamonhangaba no dia16 de março de 1904 e faleceu no dia 3 de outubro de 1978 aos 74 anos e estamos comemorando 119 anos do seu nascimento. Ele era filho de Pedro Silva e Dona Theodora Salgado Silva. Ele fez curso primário em sua terra natal. Diplomado em 1924 em Farmácia, pela Escola de Farmácia e Odontologia de Pindamonhangaba. Foi aprovado, em 1934, no concurso para Tenente da Força Pública de São Paulo. Colaborou com o jornal “Correio Paulistano”, na “Revista da Educação”, no “Fon-Fon” e na “Revista Filológica”. Poliglota emérito dominava o Inglês, o Francês e o Latim dentre outros idiomas. Seu pai Pedro Silva, seus irmãos Benedito Salgado, José Silva e Pedro Silva Jr.: ponto em comum: todos poetas. Foi filólogo, linguista e poeta.

BIBLIOGRAFIA
“Um caso de sincretismo” in Revista da Língua Portuguesa.
“Estudos da Língua Luso-Brasileira”
“A Vida Passa”


================================================
================

CONVITE

P A R T I C I P E !



=========================
C O N V I T E
DIA 31 DE MARÇO




================================================
================================================
P E N S A M E N T O ****** L I T E R Á R I O
"OS LIVROS PODEM SER DIVIDOS EM DOIS GRUPOS:
-AQUELES DO MOMENTO E
-AQUELES DE SEMPRE".
PROUST

=========================================================================================
P E N S A M E N T O               D O                 D I A

"TODAVIA, QUANDO O CANSAÇO HOUVER QUE EU NÃO ME DESESPERE E ACREDITE QUE AINDA TEREI FORÇAS PARA CONTINUAR, PRINCIPALMENTE QUANDO HOUVER QUEM ME AUXILIE... "
autor desconhecido
=================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário