sexta-feira, 21 de junho de 2024

CARLOS SILVEIRA & AGENDA CULTURAL

CARLOS SILVEIRA, da nasceu em Silveiras (SP) no dia 21 de junho de 1883 e hoje comemoramos 141 anos do seu nascimento. Cresceu em Queluz (1886-1898), de onde, adolescente, se mudou para São Paulo. Algum tempo depois, entrou como aluno de português de Basílio de Magalhães. De 1900 a 1903, cursou a antiga Escola Normal da Praça, pela qual se diplomou. Fez preparatórios no Curso Anexo. Formado, em 1909, pela Faculdade de Direito de S. Paulo. Iniciando o magistério primário, foi professor da escola isolada da freguesia do O' (1904), diretor das Escolas Reunidas da Avenida Paulista (1907), diretor do Grupo Escolar da Avenida Paulista (1909), professor em comissão no Estado de Sergipe (1911), secretário da Escola Normal Secundária de S. Carlos (1912), lente de psicologia experimental, pedagogia e educação cívica na Escola Normal Secundária de S. Paulo (1913), lente substituto psicologia e pedagogia, diretor em comissão e professor de didática da Escola Normal do Braz (1921), professor de didática e interino de psicologia e pedagogia da Escola Normal da Praça (1925), professor de psicologia e pedagogia da Escola Normal de Campinas (1925), inspetor da Escola Normal Livre do Colégio Santa Inês (1928), redator-chefe da revista '(Educação" (1930), lente de psicologia e pedagogia do Curso Normal do Instituto Pedagógico (1930) e catedrático de História da Civilização do Instituto de Educação (1933). Participou de bancas examinadoras em dois concursos de geografia para provimento da Escola Normal Secundária de S. Carlos, onde foi secretário da Sociedade de Estudos e Conferências, membro da comissão de redação da "Revista da Escola Normal" e presidente da Comissão de Escoteiros; membro da comissão examinadora em dois concursos para provimento de cadeiras primárias nesta capital (1920-1923) ; da comissão examinadora de candidatos ao cargo de professores e inspetores de escolas normais-livres (1931) ; representou S. Paulo na III Conferência Nacional de Educação, de que foi também secretório ; tomou parte, como representante paulista, na Reunião da Federação das Sociedades de Educação realizada no Rio de Janeiro (1930) e na VI Conferência Nacional de Educação efetuada no Ceará (1934) etc. Como escritor, aparece primeiro, sob o pseudônimo de "Acharat", colaborando em ''O Início", órgão do Liceu de Artes e Ofícios", "Névoas", do Centro Normalista; O Estudo", revista dos lentes da Escola Normal de S. Carlos; "O País", do Rio de Janeiro; ' 'Estado de S, Paulo", O Jornal do Comércio", ' 'Diário de S. Paulo", "Diário da Noite", "Correio Paulistano", "Revista do Brasil", 'Revista do Ensino", "Educação" etc. Para o ' 'Estado", traduziu numerosos trabalhos educacionais, e no "Correio Paulistano" publicou seus estudos genealógicos. Historiador, cronista, genealogista, pedagogo, ensaísta, biógrafo etc.

BIBLIOGRAFIA:
"Pequeno manual de cultura cívica, S. Carlos, Tip. Aldina, 1915;
"Breve histórico sobre o ensino no Estado de S. Paulo", S. Paulo, Tip. Instituto Dona Ana Rosa, 1930, 13 p. ils., 23x16 cm. ;
‘'Subsídios genealógicos", S. Paulo, Cruzeiro do Sul, 1942, 245 p..

================================================================================================
C U R I O S I D A D E
HOJE COMEMORAMOS 185 ANOS DO NASCIMENTO DE JOAQUIM MARIA MACHADO DE ASSIS
Importante escritor brasileiro, nascido no Rio de Janeiro e amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário. Testemunhou a mudança política no país quando a República substituiu o Império e foi um grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época. É o fundador da Cadeira nº. 23 da Academia Brasileira de Letras. Velho amigo e admirador de José Martiniano de Alencar (1829-1877), que morrera cerca de vinte anos antes da fundação da ABL, era natural que Machado escolhesse o nome do autor de "O Guarani" para seu patrono. Ocupou por mais de dez anos a presidência da Academia, que passou a ser chamada também de "Casa de Machado de Assis".

CAPA DAS PRIMEIRAS EDIÇÕES
=================================
============================================

👉👉==== C A M P A N H A ====👈👈

FILABRAS GOLDEN STAMP AWARDS

PARTICIPE DO EVENTO VOTANDO PARA HOMENAGEAR OS ASSOCIADOS QUE SE DESTACARAM EM 2023.

ESTAMOS CONCORRENDO COM ESTE BLOGSPOT

ONDE APARECE O MEU NOME

JOSÉ ANTONIO BITTENCOURT FERRAZ

VOTANDO DESCE ATÉ O FINAL DA PÁGINA E APERTA O BOTÃO ENVIAR

VOTAÇÃO ON LINE, VOTE! OBRIGADO.

VOTAR NO WEBSITES E REDES SOCIAIS 2023

HTTPS://FILABRAS.ORG/PUBLIC-GOLDEN-STAMP-AWARDS-2023.ASPX

==========================================

==========================================

=================================================

👉C O N V I T E

III ENCONTRO

DAS ACADEMIAS LITERÁRIAS E

ARTÍSTICAS

DO VALE DO PARAÍBA

DIA 23 DE JULHO DE 2024

DAS 8 ÀS 17 HORAS

SALA DE LEITURA - PARQUE VICENTINA

ARANHA

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

===============================================

👉C O N V I T E

SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO VALE DO

PARAÍBA

DE 31/7 A 3/8 DE 2024

====================================

====================================

👉PENSAMENTO DO DIA


"SE VOCÊ ENGOLIR TUDO O QUE SENTE, NO FINAL VOCÊ SE AFOGA"

===================================

👉PENSAMENTO LITERÁRIO
"OS LIVROS PODEM SER DIVIDOS EM
DOIS GRUPOS:
-AQUELES DO MOMENTO E
-AQUELES DE SEMPRE".
VALENTIM LOUIS GEORGES EUGÉNE MARCEL PROUST
1871 - 1922

=================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário