domingo, 18 de julho de 2021

JOÃO LÉLIS VIEIRA

JOÃO LÉLIS VIEIRA nasceu em Cunha (SP) dia 15 de julho de 1880 e faleceu em São Paulo no dia 5 de junho de 1949 aos 69 anos e comemoramos 141 anos do seu nascimento. Pertenceu, como comerciante, às firmas Alfredo Brasil & Cia. e Augusto Rodrigues & Cia., tendo sido inspetor da Sul América, diretor da Cia. Cerâmica Vila Ramy e da Cia. S. Bernardo Fabril. Foi juiz de paz da Sé, vice-presidente da Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio, tenente-coronel da Reserva do Exército, diretor do Arquivo Público do Estado e do Departamento Municipal de Cultura. Como jornalista, trabalhou em “A Platéia”, no “Diário Popular”, na “Fôlha da Manhã”, na “Folha da Noite”, no “Correio Paulista”, e em “Ave Maria”. Dirigiu o “Correio de S. Paulo” e “A Tarde”. Redator das “Folhas” na época de Olival Costa, esteve a seu cargo a secção de tópicos políticos, criando, com Belmonte, o popular “Juca Pato”. Colaborou na “Vida Moderna” e outras revistas. Traduziu, em crônicas religiosas, o “Flos Sanctorum”. Doutor “honoris causa” pela Universidade da Virgínia (EE. UU.), membro do Instituto Histórico e Geográfico de S. Paulo e de Minas, da Sociedade de Homens de Letras do Rio de Janeiro, da Societé Academique de Histoire Internacional e da Academie de Historie et Belles Lettres de Paris, do Instituto de Geografia e Estatística, da Academia de Ciências e Letras de S. Paulo, etc. Historiador, cronista, poeta, conferencista etc.

Bibliografia:

-“José Bonifácio é o patriarca da Independência”, história e polêmica, S. Paulo, Sec. Obr. “Estado de S. Paulo”, 1920, 115 p.; -“S. Paulo e seus homens no Centenário”, de colaboração, S. Paulo, 1922; “Fatos e fitas”, crônicas, S. Paulo, Ed. Mayença, 1922, 204 p., 22 x 16 cm.;
-“Semanais”, S. Paulo, Of. Gráf. Salesianas, S. Paulo, 10 vols.; -“Juca...”, in “O Bom Ginasiano”, de Máximo de Moura Santos, e Francisco Lopes de Azevedo, Rio, Alves, 1942, 1.ª série, p. 130-132, 19x14 cm.


CAPA


PRIMEIRA PÁGINA

================================================
CURIOSIDADES

Tristan Corbière, chamado Édouard-Joachim Corbière nasceu em Coat-Congar de Comuna francesa, Morlaix (Finisterre) no dia 18 de Julho de 1845 e morreu em Morlaix no dia 1 março de 1875 anos 29 anos e hoje comemoramos 179 anos do seu nascimento. Importante
poeta francês. Viveu a maior parte de sua vida no mesmo lugar, e aí recebeu o apelido pelo qual ficou conhecido. Faleceria de tuberculose com a idade de 29 anos.
TRISTAN CORBIÈRE


TRISTAN CORBIÈRE

TRISTAN CORBIÈRE
================================================
Nathalie Sarraute era o pseudônimo de Natacha Tcherniak que nasceu em Ivanovo (Rússia) no dia 18 de julho de 1900 e morreu em  Paris (França) no dia19 de outubro de 1999 aos 99 anos e hoje comemoramos 121 anos do seu nascimento. Ela era filha de Pauline (nascida Chatounovsky), uma escritora, e de Ilya Tcherniak, um químico. De origem júdia-russa. Importante advogada e escritora francesa de origem russa.
Escreveu romances, peças de teatro, ensaios, críticas e entrevistas.

===============================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário