quinta-feira, 29 de julho de 2021

LEITURA RECOMENDADA - TRANSFORMAÇÕES NA TERRA DAS GOIABEIRAS

 LEITURA RECOMENDADA PARA ESTES DIAS DE FRIO E CHUVA

ADILSON ROBERTO GONÇALVES
====================================
Max Nordau nasceu em Peste (Hungria) no 29 de julho de 1849 e morreu Paris (França) no dia 23 de janeiro de 1923 aos 73 anos e hoje comemoramos 172 anos dos seu nascimento. Escritor, médico, ativista sionista e co-fundador da Organização Sionista Mundial. Trabalhou juntamente com Theodor Herzl (1860-1904) e foi vice-presidente do congresso sionista. Depois da sua morte em Paris, foi enterrado em Tel Aviv, Israel.


MAX NORDAU

THEODOR HERZL
================================================
Joaquim Francisco de Assis Brasil nasceu em São Gabriel (RS) no dia 29 de julho de 1857 e morreu em Pinheiro Machado(RS) no dia 24 de dezembro de 1938 aos 81 anos e hoje comemoramos 164 anos do seu nascimento. Importante advogado, político, orador, escritor, poeta, prosador, diplomata e estadista brasileiro; propagandista da República. Foi fundador do Partido Libertador, deputado e membro da junta governativa gaúcha de 1891.Introduziu no Brasil o gado Jersey, o gado Devon e a ovelha Karakul, tendo participação importante na introdução do cavalo árabe e no melhoramento do Thoroughbred, o puro sangue inglês. Juntamente com o Barão do Rio Branco, assinou o Tratado de Petrópolis, que assegurou ao Brasil a posse do atual Estado do Acre. Neste estado foi criado, em sua homenagem, o município de Assis Brasil.


PRESIDENTE RODRIGUES ALVES



    
50 ANOS DO TRATADO DE PETRÓPOLIS

BARÃO DO RIO BRANCO

================================================
Eyvind Johnson nasceu em Svartbjörnsbyn a 5 quilómetros de Boden (Suécia) no dia 29 de Julho de 1900 e morreu em Estocolmo (Suécia) no dia 25 de Agosto de 1976 anos 76 anos e hoje comemoramos 121 anos do seu nascimeno. Importante escritor e poeta sueco.  Tornou-se membro da Academia Sueca em 1957 ocupando a cadeira 11 e foi laureado com o Nobel de Literatura de 1974, junto com Harry Martinson (1904-1978).
Os seus livros descrevem a sua origem proletária, e abordam a sua posição em relação às ditaduras.


                
               EYVIND JOHNSON              HARRY MARTINSON
================================================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário