segunda-feira, 13 de setembro de 2021

EUGÊNIA SERENO

Eugênia Sereno, pseudônimo de Benedita Pereira Rezende Graciotti nasceu em São Bento do Sapucaí no dia 13 de setembro de 1913 e morreu em São Paulo no dia 3 de maio de 1981 aos 67 anos e hoje comemoramos 108 do seu nascimento. Foi casada com Mário Graciotti fundador do Clube do Livro e membro das Academia Cristã de Letras e Paulista de Letras. Ela foi importante escritora brasileira adscrita à literatura regional. Em 1966, recebeu o “Prêmio Jabuti de Literatura” por ‘’O Pássaro da Escuridão’’, na categoria literatura adulta (autor revelação) obra que foi comparada ao livro “Grande Sertão Veredas” de Guimarães Rosa. Pertence à geração de escritoras paulistas da década de 1960, juntamente com Helena Silveira (1911-1984), Dinorah do Vale (1926-2004), Evelina Germani Gomes (1896-1987) e Lucília Almeida Prado (?). Em 2013 através da Lei 1617, o logradouro público localizado no centro de São Bento do Sapucaí passa a ser chamado como Ladeira dos pirilampos – Escritora Eugênia Sereno.

HOMENAGENS:

- Prêmio Cultural Eugênia Sereno – promovido pelo Instituto de Estudos Valeparaibanos – I.E.V. atribuído anualmente reconhecendo autores que se dediquem a estudar cultura valeparaibana.
- Semana Eugênia Sereno de Arte e Literatura em São Bento do Sapucaí.
- Rua Eugênia Sereno – bairro City América - São Paulo.
- Eugênia Sereno: a menina dos vagalumes (resgate folclórico do Paraíba ao Sapucaí) livro de Rita Elisa Sêda e Sônia Gabriel

BIBLIOGRAFIA:

- O Pássaro da Escuridão - Romance antigo de uma cidadezinha brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1ª ed 1965; 2ª ed. 1968; José Olympio/ Instituto Nacional do Livro - MEC, 1973, 3ª ed.; São Paulo: Hucitec, 1978, 4ª edição; Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981, 5ª ed.


================================================================================================

CURIOSIDADE LITERÁRIA:

NATÁLIA DE OLIVEIRA CORREIA  nasceu em Fajã de Baixo, São Miguel no dia 13 de Setembro de 1923 e morreu em Lisboa, 16 de Março de 1993 aos 69 anos e hoje comemoramos 98 anos do seu nascimento. Importante escritora. poeta e política portuguesa, nascida no arquipélago dos Açores. Deputada à Assembleia da República (1980-1991), interveio politicamente ao nível da cultura e do património, na defesa dos direitos humanos e dos direitos das mulheres. Autora da letra do Hino dos Açores. Tem uma biblioteca com o seu nome em Lisboa e em Carnide. Ela era poetisa (como ela gostava de ser chamada: «...poetisa. Sim, chamar-lhe-ei poetisa. A homenagem que distingue o génio poético feminino com o premio de lhe masculinizar o estro ultraja uma poesia que quer feminizar o mundo». A 13 de Julho de 1981 foi feita Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada. Natália Correia recebeu, em 1991, o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores pelo livro Sonetos Românticos. No mesmo ano a 26 de Novembro foi feita Grande-Oficial da Ordem da Liberdade. Em 1985, deu apoio ao Partido Renovador Democrático de Ramalho Eanes, onde acreditou ver uma alternativa de reformismo progressista para o país.

NATÁLIA DE OLIVEIRA CORREIA

NATÁLIA DE OLIVEIRA CORREIA

================================================================================================

PENSAMENTO:



================================================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário