sexta-feira, 4 de março de 2022

ANTÔNIO SOARES ROMEU e LEANDRO GOMES DE BARROS

ANTÔNIO SOARES ROMEU nasceu em Lorena no dia 3 de março de 1886 e ontem comemoramos 136 anos do seu nascimento. Não se sabe a data e o local do seu falecimento.Fez o curso ginasial nesta capital. Formado, em 1912, pela Escola Politécnica de S. Paulo. Foi logo a seguir contratado para dirigir a repartição de Obras municipais de Ribeirão Preto, tendo exercido o cargo de engenheiro municipal e diretor de obras, de 1913 a 1923. Substituiu o preparador de física e química no Ginásio do Estado, local, em 1910. Como substituto, regeu a cadeira de mecânica e astronomia. Como catedrático, de 1923 a 1933, a de física e química. Foi, em 1934, professor interino de física da Escola Politécnica. Encarregado dos cursos de geometria e física da subsecção de ciências naturais da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de S. Paulo. Colaborador da ' 'Revista Politécnica", da "Machinary", de Londres, etc.

Construção - O Palácio Rio Branco, na época chamado Paço Municipal, foi encomendado pelo então prefeito Joaquim Macedo Bitencourt ao engenheiro Antônio Soares Romeu que elaborou seu projeto com base nas regras estilísticas da belle-époque.

Bibliografia: "Geometrie à um nombre quelconque de dimensions” ampliação à obras de Paulo Gomide Furtado.




PALÁCIO RIO BRANCO PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO

================================================
Leandro Gomes de Barros nasceu em Pombal (PA) no dia 19 de novembro de 1865 e morreu em Recife)PE) no dia 4 de março de 1918 aos 52 anos e hoje registramos 104 anos da sua morte. Importante poeta de literatura de cordel brasileiro.
Em 19 de novembro é comemorado o "Dia do Cordelista", em homenagem ao nascimento de Leandro Gomes de Barros. É o Patrono da cadeira numero um da Academia Brasileira de Literatura de Cordel fundada no dia 7 de setembro de 1989. Atualmente a cadeira número um encontra-se vaga.
BIBLIOGRAFIA
  1. O cachorro dos mortos
  2. O cavalo que defecava dinheiro
  3. História de Juvenal e o Dragão
  4. História do Boi Misterioso
  5. Batalha de Oliveiros com Ferrabrás
  6. Branca de Neve e o Soldado Guerreiro
  7. A Confissão de Antônio Silvino
  8. A Vida de Pedro Cem
  9. Os Sofrimentos de Alzira
  10. Como Antônio Silvino Fez o Diabo Chocar
  11. História de João da Cruz
  12. Vida e Testamento de Cancão de Fogo
  13. A Mulher Roubada
  14. Suspiros de um Sertanejo
  15. O soldado Jogador
  16. Donzela Teodora
Capa do famoso cordel: Batalha de Oliveiros com Ferrabraz, edição de 1913.
================================================
"TUDO LEVA TEMPO, E O TEMPO LEVA TUDO."(a.d)
================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário