terça-feira, 23 de abril de 2024

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO & JAIR DA ROCHA BATALHA & AGENDA CULTURAL

O "Dia Internacional do Livro" teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha. A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes (1547-1616) escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés (1888-1967) propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona. Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera (1870-1930) aceitou a data e o rei Alfonso XIII (1886-1941) assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol. No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes. Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla (1897-1981) escritor catalão, e William Shakespeare (1564-1616) dramaturgo inglês. No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efetivamente 10 dias depois de Cervantes.



================================================

JAIR ROCHA BATALHA nasceu em Lorena no dia 25 de abril de 1914 e comemoramos 109 anos do seu nascimento. Cursou o Ginásio Paulistano. Diplomado, em 1941 pela Faculdade de Direito da Universidade de S. Paulo onde foi colega do valeparaibano João Pinto Antunes nascido em Lorena(SP). Advogado e Historiador.
HOMENAGENS:
- Mogi das Cruzes homenageou-o dando o seu nome a uma Escola Municipal e uma rua,
-Patrono da Cadeira nº 22 da Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras atualmente vaga.
Colaborador do periódico de cultura “Paiquerê”.

JAIR ROCHA BATALHA
FOTO AMHCL
BIBLIOGRAFIA:
“Gaspar Vaz, o fundador de Mogi das Cruzes, na conquista do Guairá”, história, in “Paiquerê”, Mogi das Cruzes, 2: 35-37, 1951.

================================================
CONVITE

Na próxima sexta-feira, dia 26/04/2024, o Fórum_Euclides receberá dois convidados especiais, dentro do seminário ESPAÇO DE DIÁLOGO SOBRE NOVAS PESQUISAS EUCLIDIANAS. Os professores Cristiane Henriques Costa (UFRJ) e José Antonio M. Xexéo (IME) apresentarão os resultados de sua pesquisa sobre os "SEGREDOS DA GUERRA DE CANUDOS (1896-1897): TELEGRAMAS CRIPTOGRAFADOS SOBRE O FRACASSO DA EXPEDIÇÃO MOREIRA CÉSAR SÃO FINALMENTE DECIFRADOS". O mediador do debate será o mestrando em Crítica Cultural na UNEB, João Batista da Silva Lima, membro do Instituto Popular Memorial de Canudos.

✅Para fazer sua inscrição, aponte sua câmera para o QR code que está no card de divulgação ou clique no link a seguir (também está na bio do perfil): https://forms.gle/ExUtKW1dEKQhNDnv6

💠Aqui está, também, o link para o texto completo dos pesquisadores, publicado na Revista de História da USP: "Os segredos da Guerra de Canudos (1896-1897) - telegramas criptografados sobre o fracasso da expedição Moreira Cesar são finalmente decifrados" https://t.co/dXrmO1ISmu

🔆Aguardamos por todos vocês, para mais essa experiência de leitura crítica proporcionada por nosso projeto de extensão.

⭕O evento será certificado pela UFRJ. Não deixem de acompanhar as nossas redes:

🛜Instagram do Fórum: @Forum_euclides_115 / https://www.instagram.com/forum_euclides_115/

🛜Canal do Youtube do Fórum: https://www.youtube.com/@forum_euclides_113projetod2

🛜Facebook do Fórum: https://www.facebook.com/share/4dWRUgow1SB4JdJH/?mibextid=qi2Omg

=======================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário