quinta-feira, 8 de novembro de 2018

MEMORABILIA – ESCRITORES VALEPARAIBANOS - V

JERÔNIMO DE AQUINO ARAÚJO - Nasceu em Lorena a 8 de novembro de 1880. Diplomado, em 1915, pela Escola Normal Conselheiro Rodrigues Alves, de Guaratinguetá, da qual se tornou professor de português em 1917. Em 1932, foi nomeado catedrático dessa disciplina, passando a lecionar, também, no Colégio Estadual Rodrigues Alves. Lente de português no Ginásio Nogueira da Gama, a partir de 1920. Em 1908, cooperou para a feitura da segunda edição do “Dicionário da Língua Portuguesa”, de Cândido de Figueiredo. Colaborou no “Correio Paulistano”, “Folha da Manhã”, “A Gazeta”, etc. Secretariou o “Correio Popular”, que se publicou em Guaratinguetá. Colaborou com a revista “Investigações” e “Estado de S. Paulo”. Membro correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de S. Paulo, da Sociedade Paulista de Escritores, presidente da Comissão Municipal de Bibliotecas, etc. Poeta, ensaísta, lexicólogo, pedagogo, etc. Publicou “Apontamentos de gramática e estilo”

ALBINO DE CAMARGO (NETO) nasceu em São Luiz do Paraitinga no dia 8 de novembro de 1883. Estudou no Ginásio Estadual de Jacareí e formou-se em Direito na Faculdade do Largo de São Francisco em 1906. Foi redator do “Diário da Manhã” e lente de Filosofia. Colaborou, juntamente com Monteiro Lobato, no jornal o “Minarete” fundado em Pindamonhangaba.  Vereador “P.R.P” em São Paulo no período de 1925 a 1928. Chegou a Delegado de Polícia e escreveu a obra intitulada: “Tratado de Psicologia”.

HUGO CARLOS EDLINGER (FILHO) nasceu em Taubaté no dia 8 de novembro de 1892 e tinha o pseudônimo de “Juca Cascudo”. Fez o primário em Taubaté e formou-se em contabilidade. Foi redator de diversos jornais em Taubaté e publicou diversos artigos nos jornais de Piraju, Ribeirão Preto e outras mais. Taubaté o homenageou dando o seu nome a uma de suas ruas. Escreveu poesias e crônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário