RACY DE CARVALHO GUIMARÃES ROSA
Lançamento hoje dia 4 de dezembro de 2019 em Brasília/DF, Curitiba/PR e São Paulo/SP selo da série "Mulheres Brasileiras que fizeram história" e esta fez no mundo.
Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa nasceu em Rio Negro (PR) no dia 5 de dezembro de 1908 e morreu em São Paulo no dia 28 de fevereiro de 2011 aos 102 anos. Foi uma poliglota brasileira que prestou serviços ao Ministério das Relações Exteriores. Foi agraciada pelo governo de Israel com o título de "Justa entre as Nações" pela ajuda que prestou a muitos judeus a entrarem ilegalmente no Brasil durante o governo de Getúlio Vargas. Apenas um outro brasileiro, Luiz Martins de Souza Dantas (1876-1954), foi distinguido com este reconhecimento.
A homenagem de inclusão do nome de Aracy de Carvalho no Jardim dos Justos entre as Nações do Yad Vashem (Museu do Holocausto), em Israel, foi prestada em 8 de julho de 1982, ocasião em que também foi homenageado o embaixador Souza Dantas. Ela é uma das pessoas homenageadas também no Museu do Holocausto de Washington (EUA). É conhecida pela alcunha de "O Anjo de Hamburgo".
Foi casada com o escritor João Guimarães Rosa (1908-1967).
ARACY DE CARVALHO GUIMARÃES ROSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário