quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

HÉLINTON SEBASTIÃO DE ALVARENGA - JOSÉ PEREIRA DA GRAÇA ARANHA

HÉLINTON SEBASTIÃO DE ALVARENGA nasceu em Tremembé a 18 de janeiro de 1931 e era filho do poeta taubateano Carlos Alvarenga (?) e de Da. Gaíde Hottum de Alvarenga (?). Tendo parentes no Rio de Janeiro, transferiu-se, ainda criança, para a capital da República onde fez o curso primário no grupo escolar "Bezerra de Menezes”, e o secundário no Colégio Militar, concluindo também o científico. Colabora na imprensa carioca, escrevendo com mais frequência para a revista "Aspirante'', órgão do Colégio Militar. Figura na coletânea de "Poetas do Norte de S. Paulo". de Inocêncio Candelária. Poeta. 
BIBLIOGRAFIA 
"Divagando por poesia, in "Poetas do Norte de S. Paulo Inocêncio Candelaria, "Gazeta de Mogi das Cruzes, 1951.




DIVAGANDO


Há, uma estrela no Céu... mas, é só minha,
porque ela está comigo, a todo instante,
acompanhando o meu olhar errante,
clareando a minha vida tão mesquinha!


Há uma estrela no Céu... vejo-a sozinha,
a ofuscar as demais, bela e constante!
Semelha a um refulgente diamante,
que não pensara, nunca — uma rainha!


Há uma estrela no Céu... de minha vida ...
Somente eu a vejo! A mim, somente,
ela refulge, no Infinito erguida!


Mas, eia não me escuta. . . não me sente. . .
Não quer o meu amor... Eu clamo, em vão...
porque ela é humana!... e trai meu coração...


================================================================================================

José Pereira da Graça Aranha nasceu em São Luís (MA) no dia 21 de junho de 1868 e Rio de Janeiro, 26 de janeiro de 1931) foi um escritor e diplomata brasileiro, e um imortal da Academia Brasileira de Letras onde ocupou a cadeira 38 atualmente ocupada por José Sarney. Graça Aranha considerado um autor pré-modernista no Brasil, sendo um dos organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922. Filho de Temístocles da Silva Maciel Aranha (1837-1887) e uma das filhas do Barão de Aracati - José Pereira da Graça (1812-1889), Maria da Glória de Alencastro Graça (1850-1927), cresceu em meio a uma família abastada do Maranhão. OBS. em tupi ARACATI significa vento forte.

Graça Aranha se graduou em direito pela Faculdade do Recife e exerceu cargos na magistratura e na carreira diplomática.

CONDECORAÇÕES

A 17 de julho de 1919, foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada; a 1 de março de 1920, foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem Militar de Cristo, ambos das ordens honoríficas portuguesas.

BIBLIIGRAFIA
Canaã, 1902
Malazarte, 1911
A Estética da Vida, 1921
Espírito Moderno, 1925
Futurismo (manifesto de Marinetti e seus companheiros), 1926
A Viagem Maravilhosa, 1929
O meu próprio romance, 1931 (texto autobiográfico)
O manifesto dos mundos sociais, 1935

================================================================================================


Nenhum comentário:

Postar um comentário