segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

ANNA MARIA MARTINS & AGENDA CULTURAL

ANNA MARIA MARTINS nasceu em São Paulo (SP) no dia 28 de novembro de 1924 e faleceu na mesma cidade no dia 26 de dezembro de 2020 aos 96 anos e hoje registramos dois anos do seu falecimento. Importante escritora e tradutora. Era filha de Renato de Andrada Coelho (1896-1969) e Lucia do Amaral de Andrada Coelho (1901-?), descendentes de tradicionais famílias paulistas, e viúva do escritor e acadêmico Luís Martins (1907-1981). Anna Maria realizou os estudos nos cursos primário e secundário do Ginásio Stella Maris, em Santos (SP). Matriculou-se na Faculdade Sedes Sapitentiae, Departamento de Línguas Anglo-germânicas, mas não concluiu o curso. Estudou também na Cultura Inglesa e na Aliança Francesa. Esteve nos Estados Unidos da América do Norte várias vezes, a partir de 1948; e na Europa, em 1950, 1973 e 2003. Iniciou a carreira como tradutora, atividade a que se dedicou ao longo da vida, tendo traduzido obras de Agatha Christie, Aldous Huxley, Anthony Berkeley, Laurence Stern, Maurice Leblanc, Heinrich Heine, Herman Melville, T. S. Eliot, entre outros.
Seus primeiros contos foram publicados no suplemento literário do jornal O Estado de S. Paulo. Pelo livro A trilogia do emparedado e outros contos (Livraria Martins Editora, 1972).
Desde 1992 até seu falecimento, ocupou a Cadeira n. 7 da Academia Paulista de Letras, cujo Patrono é José Bonifácio de Andrada e Silva, o Moço (1827-1886), seu avô. A cadeira número 7 é ocupada atualmente por Leandro Karnal (1963). Nessa entidade, coordenou projetos como “O escritor na escola”, tendo levado às escolas públicas grandes nomes da literatura brasileira. Até o final da vida, participou regularmente das reuniões da Academia Paulista de Letras e deu andamento a um clube do livro. Participou de diversas atividades da União Brasileira de Escritores e atuou intensamente em cargos da Diretoria: como 2ª. Secretária, de 1986 a 1988; como 2ª. Vice-Presidente, em mandatos sucessivos, entre 1994 e 2006. Atuou em consultorias, júris literários e como assessora cultural.

PREMIOS:
-15º. Prêmio Jabuti na categoria “Autor revelação”;
-Prêmio Afonso Arinos, da Academia Brasileira de Letras.
-Prêmio do Instituto Nacional do Livro - 1983. 

BIBLIOGRAFIA
-Sala de espera (Edições Melhoramentos, 1979);
-Katmandu (Global Editora, 1983),
-Retrato sem legenda (Editora Siciliano,1995);
-Mudam os tempos (Editora Girafa, 2003).
Contos seus estão também publicados nas seguintes antologias:
-Livro dos transportes, organizada por Dinah Silveira de Queiroz;
-O conto da mulher brasileira, organizada por Edla van Steen;
-Pelo telefone, edição especial da TELESP, organizada por Julieta de Godoy Ladeira e Ricardo Ramos;
-História de amor infeliz, organizada por Esdras do Nascimento;
-Espelho mágico, organizada por Julieta de Godoy Ladeira; Onze contistas em campo, organizada por -Flávio Moreira da Costa;
-Memórias de Hollywood, organizada por Julieta de Godoy Ladeira;
-Histórias de amor infiel, organizada por Esdras do Nascimento;
-Amor à brasileira, organizada por Guido Fidelis e Caio Porfírio Carneiro;
-Trabalhadores do Brasil, organizada por Roniwalter Jatobá; e no D.O.Leitura, em suplementos literários, revistas e house-organ. Foi, ainda, organizadora/compiladora de antologias, como Melhores crônicas de Marcos Rey (Global, 2009).





================================================

CONVITE
CONCURSO DE FOTOGRAFIA
PARTICIPE

======================================
================================================
SUGESTÃO DE LEITURA
DOUTOR EUCLIDES 

FRANCISCO SODERO TOLEDO

=============================================
============================================
===========================
PENSAMENTO:
"OS LIVROS PODEM SER DIVIDOS EM DOIS GRUPOS:
-AQUELES DO MOMENTO E
-AQUELES DE SEMPRE".

PROUST
==================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário