terça-feira, 20 de dezembro de 2022

RUTH GAMA CAPISTRANO & AGENDA CULTURAL

RUTH GAMA CAPISTRANO - nasceu no dia 23 de dezembro de 1938 em Lorena – SP, e faleceu na mesma cidade no dia 28 de julho de 2005 aos 67 anos e hoje comemoramos 84 anos do seu nascimento. A família de Ruth Capistrano, quando ela ainda era criança, mudou-se para a cidade de Piquete - SP, onde estudou no Colégio da Fábrica Presidente Vargas. Foi em Piquete que compôs seus primeiros versos. Em 1959, Ruth retorna para Lorena e conclui seus estudos no colégio Arnolfo de Azevedo. Se formou em 'Línguas Neolatinas', no Instituto Santa Teresa, em 1964. Foi professora de Língua Portuguesa em escolas de Lorena, Guaratinguetá e Mogi das Cruzes, aposentando-se em 1990. Autora de três livros, em 1999, descobriu que tinha câncer de mama. Todo o processo de evolução da doença foi alimento para sua produção escrita deixando um livro inédito. Ruth Capistrano chegou a assumir, na década de 1990, o cargo de Secretária Municipal da Cultura, em Lorena. Foi Presidente da Comissão da Semana “Péricles Eugênio da Silva Ramos” de 1996.
Além de escritora talentosa, de alma sensível e forte, era uma exímia pintora.

HOMENAGEM
A professora Ruth Capistrano é a Patrona da Cadeira número 28 da Academia de Letras de Lorena ocupada pelo dramaturgo e diretor teatral Caio de Andrade (1960).

==================================================================================================================================

C O N V I T E
EXPOSIÇÃO DE SELOS NATALINOS


====================================================================================
CONVITE 
CONCURSO  DE FOTOGRAFIA
PARTICIPE
======================================
================================================
SUGESTÃO DE LEITURA
EUCLIDES DA CUNHA E OS SERTÕES
ANTONIO LINS CALDAS (ORGANIZADOR)

=============================================
============================================
===========================
PENSAMENTO:
"OS LIVROS PODEM SER DIVIDOS EM DOIS GRUPOS:
-AQUELES DO MOMENTO E
-AQUELES DE SEMPRE".
PROUST
==================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário