sexta-feira, 20 de setembro de 2024

JOÃO BATISTA JULIÃO & AGENDA CULTURAL

JOÃO BATISTA JULIÃO nasceu em Silveiras (S.P) no dia 19 de setembro de 1886 e faleceu na mesma cidade, em 20 de maio de 1961 aos 75 anos e hoje comemoramos 138 anos do seu nascimento. Sua iniciação musical se fez como participante de banda dirigida por Desidério Alves Leite. Em 1904, foi para Mogi das Cruzes, onde participou da Corporação Musical Guarani. Passou a reger a Corporação Musical União Mogiana, fruto da união das bandas Guarani e Euterpe, ambas de Mogi das Cruzes, até 1914. Nessa época, começou a compor e escrever revistas para teatro. Seus estudos superiores começam em 1912, no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, orientado por Savino de Benedictis (1883-1971) e Antônio Carlos Ribeiro de Andrada e Silva Júnior (?).Fundou no ano seguinte o Instituto Musical de Mogi das Cruzes e, ao concluir seu curso, assumiu a função de mestre de capela da igreja matriz da cidade. Anos depois, seguiu para o Rio de Janeiro, onde se especializou no Conservatório Nacional de Canto Orfeônico e obteve o primeiro registro junto ao Ministério de Educação e Saúde como professor de canto orfeônico. Assim titulado, assumiu a cadeira de música e canto orfeônico da penitenciária-modelo do Estado de São Paulo. Tornou-se colaborador do maestro João Gomes Júnior (1871-?), na preparação dos alunos de grupos escolares, por ocasião da comemoração do Centenário da Independência, em 1922. Por esse tempo, foi efetivado como professor da Escola Normal Padre Anchieta, São Paulo. Em 1927, fundou com outros músicos o Instituto Musical de São Paulo. Fundou a Academia Brasileira de Música- cadeira nº 30 – cujo patrono é Alberto Nepomuceno e ocupado atualmente por João Guilherme Ripper (1959). Em 1944, teve a missão de elaborar um plano para o ensino de canto orfeônico. Em 1949 passou a dirigir o curso de canto orfeônico do Instituto de Educação Caetano de Campos, transformado posteriormente em Conservatório Estadual de Canto Orfeônico. Foi iniciativa sua a fundação do Conservatório de Canto Orfeônico, que tem hoje seu nome ligado à Universidade Católica de Campinas, São Paulo. Dentre suas composições encontram-se peças para piano e violino e música sacra. Publicou Chave para os cadernos de exercícios caligráficos e análise musical, São Paulo, 1922.
Professor e compositor. Empresta o seu nome a uma rua na sua cidade natal - Silveiras e a um loteamento na cidade do Guarujá-SP.
================================================
================================================
C A L E N D Á R I O   D O   D I A
N A S C I M E N T O S 
* -1874 - Carlos Augusto Furtado de Mendonça Dias Fernandes nasceu em Mamanguape (PA) no dia 20 de setembro de 1874 e morreu no Rio de Janeiro no dia 9 de dezembro de 1942 aos 68 anos. Foi um dos mais notáveis paraibanos de seu tempo. Culto, inteligente, irrequieto, romântico e temperamental, foi um grande incentivador das letras e da juventude paraibana. Jornalista, romancista, crítico, pedagogo, advogado e poeta, deixou um legado de mais de 450 artigos publicados em jornais e revistas e 40 livros de diversos gêneros. Também foi um dos precursores do vegetarianismo, da defesa dos animais e do feminismo no Brasil. Contribuiu de maneira decisiva para o movimento naturalista e o movimento simbolista da literatura brasileira no seu estado e no país. Publicou mais de trinta livros. Carlos Augusto Furtado de Mendonça Dias Fernandes é patrono da cadeira número 32 da Academia Paraibana de Letras, que tem Ernâni Aires Sátyro como seu fundador, em 1963.
================================================
* - 1898 - Sérgio Milliet da Costa e Silva nasceu em São Paulo no dia 20 de setembro de 1898 e morreu na mesma cidade no dia 9 de novembro de 1966 aos 68 anos. Filho de Fernando da Costa e Silva, comerciante de origem portuguesa, e da normalista descendente de imigrantes franceses Aida Milliet (1878 - 1900), ficou órfão de mãe aos dois anos de idade e, quando adquiriu alguma maturidade, foi levado à Suíça para estudar humanidades em Genebra. Isso aconteceu quando mal havia completado doze anos. Importante escritor, pintor, poeta, ensaísta, crítico de arte e de literatura, sociólogo e tradutor brasileiro. Sergio Milliet foi membro da Academia Paulista de Letras ocupando a cadeira nº 25 e hoje por José Goldemberg (1928) . Escreveu e editou vários livros de poesia e em 1959 recebeu o Prêmio Jabuti. Foi também diretor de biblioteca, tendo dirigido a Biblioteca Mário de Andrade
====================================================================================================

(Você pode nos enviar suas informações para: ferjos0307@gmail.com)

====================================================================================================

REFLEXÃO


===================================================================================================

SUGESTÃO DE BOA LEITURA

                  Cassiano Ricardo Leite nasceu em São José dos Campos – Vale do Paraíba – Estado de São Paulo no 26 de julho de 1894 e morreu no Rio de Janeiro no 14 de janeiro de 1974 aos 79 anos.  Importante jornalistapoeta e ensaísta brasileiro. Pertenceu a Academia Paulista de Letras ocupando a cadeira nº 11 e eleito no dia 31 de julho de 1929 e a Academia Brasileira de Letras eleito em 9 de setembro de 1937 para ocupar a cadeira número 31. É o Patrono da Academia Joeense de Letras. Autor de mais de 21 livros e mais de 10 ensaios. Recebeu o Prêmio Carmem Dolores Barbosa (1960), o Prêmio Jabuti (1961-1965); o Premio Juca Pato (1965) e o Premio Nacional de Literatura (1972)

==================================================

===============================================

👉PENSAMENTO DO DIA

* "AQUILO QUE PEDIMOS AOS CÉUS NA MAIORIA DAS VEZES SE ENCOTRA EM NOSSAS MÃOS.
(WILLIAM SHAKESPIRE)

====================================================================================================

👉PENSAMENTO LITERÁRIO
"OS LIVROS PODEM SER DIVIDOS EM
DOIS GRUPOS:
-AQUELES DO MOMENTO E
-AQUELES DE SEMPRE".
VALENTIM LOUIS GEORGES EUGÉNE MARCEL PROUST  -  1871 - 1922 

=======================================

👉REFLEXÃO

* "QUANDO VOCÊ CHEGA NA ESTAÇÃO CORRETA, VOCÊ ENTENDE O PORQUÊ DE TER PERDIDO TANTOS TRENS. "

(ANÔNIMO)

=============================================



quinta-feira, 19 de setembro de 2024

JOÃO FRANCISCO DE OLIVEIRA GODÓI & AGENDA CULTURAL

 JOÃO FRANCISCO DE OLIVEIRA GODÓI nasceu em Pindamonhangaba no dia 19 de setembro de 1867 e hoje comemoramos 157 anos do seu nascimento. Ele foi casado com Teresa Alencastro Caiado Godói e foram pais de Albatênio Caiado Godói e Claro Augusto Godói. Fez os estudos primários na escola particular do professor Evaristo Correia dos Santos. Cursou humanidades no “Ateneu Paulista”, no Colégio Redenção e no Seminário Episcopal. Formado, em 1888, pela Faculdade de Direito de São Paulo onde foi companheiro de escola, dentre outros, de Alberto Júlio Pinto Pacca (juiz de direito), Álvaro Gomes da Rocha Azevedo (político), Alfredo da Cunha Bueno (juiz de direito), Augusto Cochrane de Alencar (diplomata). Foi promotor público em Goiás, onde chegou a desembargador da Corte de Apelação, tendo sido também chefe de Polícia. Colaborador da ''Revista Genealógica Brasileira" e membro do Instituto Genealógico Brasileiro. Quando acadêmico, foi funcionário da Fazenda Nacional em São Paulo. Removido para Pernambuco, recusou a transferência, preferindo dedicar-se a magistratura. Historiador e genealogista.

BIBLIOGRAFIA:
"Esboço genealógico da família João Batista de Alencastro e seus ramos Alencastro Caiado e Alencastro Veiga", in "Revista Genealógica Brasileira'’ São Paulo, 1948.

==============================================================================
C A L E N D Á R I O   D O   D I A
N A S C I M E N T O S 

* 1921 - Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife (PE) no dia 19 de setembro de 1921 e morreu em São Paulo (SP) no dia 2 de maio de 1997 aos 76 anos. Importante educador e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado Pedagogia Crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira. Filho de Joaquim Temístocles Freire, capitão da Polícia Militar de Pernambuco e de Edeltrudes Neves Freire, Dona Tudinha.
Recebeu trinta Títulos de Doutor Honoris Causa e seis Títulos concedidos "in memoriam", além da Ordem do Mérito Cultural. Publicou mais de quarenta livros sobre Educação.
OBSERVAÇÃO: O Correio está lançando hoje dia 19 de setembro selo em comemoração ao dia do aniversário de Paulo Freire.

 
===============================================

* - 1930 - Ruth Correia Leite Cardoso nasceu em Araraquara (SP) no dia 19 de setembro de 1930 e morreu em São Paulo (SP) no dia 24 de junho de 2008 aos 77 anos. Era filha do contador José Correia Leite e de sua esposa, a professora e farmacêutica Maria Vilaça Correia LeiteImportante antropóloga e professora universitária brasileira, esposa de Fernando Henrique Cardoso (1931), 34.º presidente do Brasil, e a primeira-dama do país de 1 de janeiro de 1995 a 1 de janeiro de 2003. Foi casada com Fernando Henrique Cardoso e tiveram um filho e duas filhas. Recebeu mais de vinte Diplomas, Diploma de Honoris Causa, Medalhas e Prêmios. Recebeu também as Ordens: 1-Ordem do Mérito do Chile; 2-Ordem da Rosa Preciosa Condecoração do Japão; 3-Ordem de Isabel a Católica do Reino da Espanha e a 4-Ordem do Infante Dom Henrique de Portugal dentre outras. Publicou seis livros, diversos artigos e um livro infantil.                                                                                    


==================================================
* - 1932 - José de Jesus Louzeiro nasceu em São Luís (MA) no dia 19 de setembro de 1932 e morreu no Rio de Janeiro (RJ) no dia 29 de dezembro de 2017 aos 85 anos. Importante escritor, roteirista e autor de telenovela brasileiro. Assinou também o roteiro de dez filmes, sendo quatro deles já populares como Pixote, a Lei do Mais Fraco, Os Amores da Pantera de Jece Valadão, O Homem da Capa Preta e Amor Bandido, com Paulo Gracindo. Escreveu telenovelas como Corpo Santo e Guerra sem Fim na extinta Rede Manchete. Mas sua telenovela O Marajá, uma comédia baseada no governo de Fernando Collor de Melo, foi proibida de ir ao ar, numa época em que não havia mais censura no Brasil. Depois desse episódio, o autor conta que começou a enfrentar dificuldades para realizar novos projetos na televisão.

====================================================================================================

(Você pode nos enviar suas informações para: ferjos0307@gmail.com)

====================================================================================================

REFLEXÃO

===================================================================================================

SUGESTÃO DE BOA LEITURA


                   Cassiano Ricardo Leite nasceu em São José dos Campos – Vale do Paraíba – Estado de São Paulo no 26 de julho de 1894 e morreu no Rio de Janeiro no 14 de janeiro de 1974 aos 79 anos.  Importante jornalistapoeta e ensaísta brasileiro. Pertenceu a Academia Paulista de Letras ocupando a cadeira nº 11 e eleito no dia 31 de julho de 1929 e a Academia Brasileira de Letras eleito em 9 de setembro de 1937 para ocupar a cadeira número 31. É o Patrono da Academia Joeense de Letras. Autor de mais de 21 livros e mais de 10 ensaios. Recebeu o Prêmio Carmem Dolores Barbosa (1960), o Prêmio Jabuti (1961-1965); o Premio Juca Pato (1965) e o Premio Nacional de Literatura (1972)

==================================================

===============================================

👉PENSAMENTO DO DIA

* "SÁBIO É AQUELE QUE CONHECE OS LIMITES DA PRÓPRIA IGNORÂNCIA.
(SÓCRATES)

====================================================================================================

👉PENSAMENTO LITERÁRIO
"OS LIVROS PODEM SER DIVIDOS EM
DOIS GRUPOS:
-AQUELES DO MOMENTO E
-AQUELES DE SEMPRE".
VALENTIM LOUIS GEORGES EUGÉNE MARCEL PROUST  -  1871 - 1922 

=======================================

👉REFLEXÃO

* "CADA PÁGINA LIDA É UMA DERROTA DA IGNORÂNCIA. "

(ANÔNIMO)

=============================================

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

FRANCISCO SODERO TOLEDO & AGENDA CULTURAL

 Francisco Sodero Toledo nasceu no dia 18 de setembro de 1945, na cidade de Silveiras, e reside em Lorena. É Professor, escritor e historiador. Licenciado cm História, Filosofia e Pedagogia; pós-graduado em História da Civilização brasileira pela Universidade de São Paulo e mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano. Exerceu os cargos de diretor do antigo Instituto de Educação de "Conselheiro Rodrigues Alves" de Guaratinguetá (1971 a 1973), de Diretor Regional de Ensino da Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo com sede em São José dos Campos (1987 a 1991) e de presidente do Instituto de Estudos Valeparaibano. Exerce as funções de docência e de pesquisador junto à Unisal Lorena e na Escola de Engenharia de Lorena (EEL - USP). Membro fundador do Instituto de Estudos Valeparaibanos, em 1973 e da Academia de Letras de Lorena. Recebeu os seguintes prêmios: “Troféu Piraquara" como "Intelectual Valeparaibano de 1988"; o prêmio Jornal Guaypacaré, em 1990, o Prêmio Eugênia Sereno, pelo IEV, no ano de 2006 e Comenda Clotário Cintra de Andrade pela Câmara Municipal de Silveiras em 2016. Autor de mais de duas dezenas de livros, dos quais ''O doutor Euclydes" em homenagem ao Patrono da Academia de Letras de Lorena.










================================================================================================

C A L E N D Á R I O   D O   D I A
N A S C I M E N T O S 
* 1851 - Domingos Olympio Braga Cavalcanti, nasceu em Sobral (CE) no dia 18 de setembro de 1851 e morreu no Rio de Janeiro, 7 de outubro de 1906 aos 44 anos. Importante advogado, diplomata, jornalista, parlamentar e romancista brasileiro. É patrono da cadeira 8 da Academia Cearense de Letras ocupada atualmente por Horácio Dídimo Pereira Barbosa Vieira (1935). Em sua honra nomearam-se educandário e logradouros públicos em diversos lugares do Brasil. Publicou treze livros sendo tres romances, sete peças de teatro e tres relatos diversos. Os seus sete filhos, deram-lhe trinta e quatro bisnetos, 50 trinetos e 5 tetranetos, num total de 109 descendentes", computados em 1977.

==================================================
* 1948 - Neila Marize Tavares nasceu em Niterói (RJ) no dia 18 de setembro de 1948 e morreu no Rio das Ostras (RJ) no dia 4 de junho de 2022 aos 73 anos. Importante uma atriz brasileira de teatro, cinema e televisão, e também escritora, jornalista, apresentadora de televisão, autora, roteirista, letrista, produtora, diretora e repórter. Neila já colaborou com o jornal Folha de S.Paulo e escreveu para as revistas Pais e Filhos, Mulher de Hoje e Ele e Ela; apresentou programa de entrevistas na Rede Manchete e na TVE Brasil e publicou três livros, participou de  dez novelas e 20 filmes.

====================================================================================================

* 1967 - Arievaldo Viana Lima nasceu em Madalena (CE) no dia 18 de setembro de 1967 e morreu em Fortaleza (CE) no dia 30 de maio de 2020 aos 53 anos. Importante poeta popular, cordelista, radialista, ilustrador e publicitário brasileiro. Irmão do também cordelista Klévisson Viana (1972). Bisneto do cordelista Fitico e filho do agricultor Evaldo, em 1977, aos 10 anos de idade, começou a escrever seus primeiros poemas. Publicou mais de trinta e cinco livros.
====================================================================================================

(Você pode nos enviar suas informações para: ferjos0307@gmail.com)

====================================================================================================

REFLEXÃO


====================================================================================================

SUGESTÃO DE BOA LEITURA


                   Cassiano Ricardo Leite nasceu em São José dos Campos – Vale do Paraíba – Estado de São Paulo no 26 de julho de 1894 e morreu no Rio de Janeiro no 14 de janeiro de 1974 aos 79 anos.  Importante jornalistapoeta e ensaísta brasileiro. Pertenceu a Academia Paulista de Letras ocupando a cadeira nº 11 e eleito no dia 31 de julho de 1929 e a Academia Brasileira de Letras eleito em 9 de setembro de 1937 para ocupar a cadeira número 31. É o Patrono da Academia Joeense de Letras. Autor de mais de 21 livros e mais de 10 ensaios. Recebeu o Prêmio Carmem Dolores Barbosa (1960), o Prêmio Jabuti (1961-1965); o Premio Juca Pato (1965) e o Premio Nacional de Literatura (1972)

==================================================

===============================================

👉PENSAMENTO DO DIA

* "AS PESSOAS ÀS VEZES MACHUCAM AS OUTRAS  PELO SIMPLES FATO DE ESTAREM MACHUCADAS." 
(CHARLES CHAPLIN)

====================================================================================================

👉PENSAMENTO LITERÁRIO
"OS LIVROS PODEM SER DIVIDOS EM
DOIS GRUPOS:
-AQUELES DO MOMENTO E
-AQUELES DE SEMPRE".
VALENTIM LOUIS GEORGES EUGÉNE MARCEL PROUST  -  1871 - 1922 

=======================================

👉REFLEXÃO

* "A FILOSOFIA TE AJUDA A DESENVOLVER O DIÁLOGO, A OUVIR COM ATENÇÃO E A ARGUMENTAR COM CLAREZA "

(ANÔNIMO)

=============================================

terça-feira, 17 de setembro de 2024

MARCELO GOMES DOLABELA & AGENDA CULTURAL

Marcelo Gomes Dolabela nasceu em Lajinha (MG) no dia 17 de setembro de 1957 e morreu no Rio de Janeiro no dia 18 de janeiro de 2020 aos 73 anos. Importante poeta, professor, pesquisador, artista multimídia, roteirista e músico brasileiro.

=========================================================================
C A L E N D Á R I O   D O   D I A
N A S C I M E N T O 
Mário Leite Rodrigues Filho, mais conhecido como Mário Filho nasceu em Recife no dia 3 de junho de 1908 e morreu no Rio de Janeiro no dia 16 de setembro de 1966 aos 58 anos. Importante jornalista, cronista esportivo e escritor brasileiro. Era irmão do também jornalista e escritor Nelson Rodrigues. É considerado o maior jornalista esportivo que o Brasil já teve.
==========================================================

(Você pode nos enviar suas informações para: ferjos0307@gmail.com)

====================================================================================================

REFLEXÃO



====================================================================================================

SUGESTÃO DE BOA LEITURA

                   Cassiano Ricardo Leite nasceu em São José dos Campos – Vale do Paraíba – Estado de São Paulo no 26 de julho de 1894 e morreu no Rio de Janeiro no 14 de janeiro de 1974 aos 79 anos.  Importante jornalistapoeta e ensaísta brasileiro. Pertenceu a Academia Paulista de Letras ocupando a cadeira nº 11 e eleito no dia 31 de julho de 1929 e a Academia Brasileira de Letras eleito em 9 de setembro de 1937 para ocupar a cadeira número 31. É o Patrono da Academia Joeense de Letras. Autor de mais de 21 livros e mais de 10 ensaios. Recebeu o Prêmio Carmem Dolores Barbosa (1960), o Prêmio Jabuti (1961-1965); o Premio Juca Pato (1965) e o Premio Nacional de Literatura (1972)

==================================================

===============================================

👉PENSAMENTO DO DIA

* "AS VERDADEIRAS TRANSFORMAÇÕES NÃO VEEM COM O TEMPO, MAS COM O ENTENDIMENTO .
(ANÔNIMO)

====================================================================================================

👉PENSAMENTO LITERÁRIO
"OS LIVROS PODEM SER DIVIDOS EM
DOIS GRUPOS:
-AQUELES DO MOMENTO E
-AQUELES DE SEMPRE".
VALENTIM LOUIS GEORGES EUGÉNE MARCEL PROUST  -  1871 - 1922 

=======================================

👉REFLEXÃO

* "EU APRENDI QUE NÃO POSSO ESCOLHER  COMO ME SINTO, MAS POSSO ESCOLHER O QUE FAZER A RESPEITO "

(ANÔNIMO)

=============================================

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

CÂNDIDO MOTA FILHO & AGENDA CULTURAL

  Cândido Mota Filho nasceu em São Paulo no dia 16 de setembro de 1897 e morreu no Rio de Janeiro no dia 4 de fevereiro de 1977 aos 79 anos. Hoje comemoramos 127 anos do seu nascimento. Seu pai foi advogado e professor de Direito Penal na Faculdade de Direito de São Paulo, deputado, senador e Secretário de Estado dos Negócios da Agricultura do Estado de São Paulo. Cândio Mota Filho foi importante advogado, professor, magistrado, jornalista, escritor, ensaísta e político brasileiro. Autor de 27 livros e que recebendo os seguintes Premios: Prêmio Jabuti (1967 e 1972) e Prêmio Juca Pato (1972). Ocupou a cadeira 2 da Academia Paulista de Letras, cuja posse ocorreu em 17 de outubro de 1935 e a cadeira 5 da Academia Brasileira de Letras foi eleito em 7 de abril de 1960 e posse no dia 20 de julho. 

HOMENAGENS: 

• Doutor Honoris Causa da Universidade de Porto Alegre;
• Presidente de Honra do Instituto Cultural Brasil – Alemanha;
• Professor Emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo;
• Patrono da Cadeira nº. 24 da Academia Paulista de Psicologia;
• Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro pela publicação da biografia de Eduardo Prado (1968);
• Troféu Juca Pato - Intelectual do ano de 1973.
• O Supremo Tribunal Federal comemorou o centenário de nascimento, na sessão de 26 de abril de 2000, quando falaram o Ministro Moreira Alves, em nome do Tribunal, o Dr. Geraldo Brindeiro, Procurador-Geral da República e o Dr. Célio Silva, representando o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
• Cidade paulista que leva seu nome – Cândido Mota;
• Rua Cândido Mota Filho – cidade de São Paulo.

  • Escola Estadual "Professor Cândido Mota Filho" em Juiz de Fora (MG);


====================================================================================================

(Você pode nos enviar suas informações para: ferjos0307@gmail.com)

====================================================================================================

REFLEXÃO

SALVAMENTO...
====================================================================================================

SUGESTÃO DE BOA LEITURA


                   Cassiano Ricardo Leite nasceu em São José dos Campos – Vale do Paraíba – Estado de São Paulo no 26 de julho de 1894 e morreu no Rio de Janeiro no 14 de janeiro de 1974 aos 79 anos.  Importante jornalistapoeta e ensaísta brasileiro. Pertenceu a Academia Paulista de Letras ocupando a cadeira nº 11 e eleito no dia 31 de julho de 1929 e a Academia Brasileira de Letras eleito em 9 de setembro de 1937 para ocupar a cadeira número 31. É o Patrono da Academia Joeense de Letras. Autor de mais de 21 livros e mais de 10 ensaios. Recebeu o Prêmio Carmem Dolores Barbosa (1960), o Prêmio Jabuti (1961-1965); o Premio Juca Pato (1965) e o Premio Nacional de Literatura (1972)

==================================================

===============================================

👉PENSAMENTO DO DIA

* "DIZEM QUE AS FLORES SÃO TODAS PALAVRAS QUE A TERRA DIZ." 
(FERNANDO PESSOA)

====================================================================================================

👉PENSAMENTO LITERÁRIO
"OS LIVROS PODEM SER DIVIDOS EM
DOIS GRUPOS:
-AQUELES DO MOMENTO E
-AQUELES DE SEMPRE".
VALENTIM LOUIS GEORGES EUGÉNE MARCEL PROUST  -  1871 - 1922 

=======================================

👉REFLEXÃO

* "FORÇA BEM AS LÁGRIMAS, UMA A UMA, ATÉ DESENCHARCAR O CORAÇÃO.  DEPOIS, ESTENDA A TRISTEZA PARA SECAR NO VARAL DA AUTO-GENTILEZA.  LÁ COSTUMA BATER SOL "

(ANA JÁCAMO)

=============================================