segunda-feira, 30 de setembro de 2024

CÉLIA MARIA TAQUES BITENCOURT FERRAZ & ANTONIO SÉRGIO COBIANCHI & AGENDA CULTURAL

CÉLIA MARIA TAQUES BITENCOURT FERRAZ, nasceu em Guaratinguetá (SP) no dia 30 de setembro de 1923 e faleceu em Lorena (SP) no dia 28 de março de 2018, aos 95 anos. Era filha dos professores Pedro Alvim Taques Bittencourt e Maria da Conceição Santos Bittencourt ambos de Guaratinguetá. Oriunda de uma família muito religiosa, descendente da irmã de Frei Galvão. Foi batizada em outubro de 1923 e fez a Primeira Comunhão em 2 de julho de 1933 na Igreja Matriz de Santo Antonio. Posteriormente ingressou na Congregação Mariana – Associação da Imaculada Conceição em 30 de maio de 1939 permanecendo até o seu casamento. Foi casada com o professor Danilo de Paula Ferraz (1919-1994) natural de Lorena (SP). O casal teve dois filhos: José Antonio Bittencourt Ferraz (1948) e Luiz Gonzaga Bittencourt Ferraz (1949-1996) este falecido em Guaratinguetá (SP) também professores. A nossa biografada iniciou os seus estudos primários em 1930 no Instituto de Educação “Conselheiro Rodrigues Alves” em Guaratinguetá onde deu continuidade no antigo Ginasial em 1934 e em seguida o Curso de Normalista onde se formou em 23 de dezembro de 1941 em segundo lugar. No ano seguinte foi contratada como Professora de Trabalhos Manuais no Curso Normal dando aula para as colegas que haviam sido reprovadas no ano anterior. Em 24 de fevereiro de 1947 ficou noiva do Professor Danilo de Paula Ferraz e o casamento realizou-se no dia 30 de setembro de 1947 na Igreja de Nossa Senhora das Graças em Guaratinguetá. Veio residir em Lorena terra do seu marido agora lidando no comércio de ferragens. Em 1950 foi nomeada professora primária na Escola-Isolada anexa ao Engenho Central em Lorena. A referida escola foi agregada a Escola Primária (Estadual) “Conde de Moreira Lima” (Lorena) onde a nossa biografada ficou até se aposentar. No ano de 1978 passa no vestibular de Pedagogia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena bacharelando Ciências Sociais em 1981. Foi voluntária da Oficina de “Santa Rita” que confecciona enxovais para os recém-nascidos carentes até os seus noventa anos.
================================================

ANTONIO SÉRGIO COBIANCHI nasceu no dia 30 de setembro de 1952. Possui Graduação em Matemática pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1974), atual Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC - SP (1994), Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Rio Claro (2001) e Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo FE - USP (2006). Atualmente é professor da Escola de Engenharia de Lorena, da Universidade de São Paulo, EEL - USP, ministrando as disciplinas Álgebra Linear, Geometria Analítica, Cálculo I e Cálculo II. Professor do Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais em Ciências - PPGPE da EEL-USP ministrando a disciplina Tópicos Especiais de Matemática. Possui experiência na área de Matemática do Ensino Superior, com ênfase em Álgebra Moderna, Álgebra Linear, História e Filosofia da Matemática para Licenciaturas em Matemática e Cursos de Capacitação para Professores de Matemática. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM desde 1994. Membro fundador da Sociedade Brasileira de História da Matemática - SBHMat. Professor Honorífico da Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo. Membro da Academia de Letras de Lorena.
HOMENAGEM:
-Título de Professor Honorífico concedido pela Universidade de São Paulo.
-Comenda "Professor Nelson Pesciotta" Academia de Letras de Lorena - 2024.
BIBLIOGRAFIA:
-A Evolução do Pensamento Formal Grego de Aristóteles até o início das Escolas Neoplatônicas in XV Coletânia da Academia de Letras de Lorena - 2024 - pág12 a 43.
-Escola Eleática: um Estudo in XIV Coletânia da Academia de Letras de Lorena - 2023 - pág.18 a 42.  
- Tópicos da Escola Jônica in XIII Coletânia da Academia de Letras de Lorena - 2022 - pág.13 a 35.
- Uma Gênese da Escola Atomística in XII Coletânia da Academia de Letras de Lorena - 2021 - pág.13 a 28.
- Tópicos da Escola Pitagórica: Mito, Magia, Incertezas, Filosofia e Matemática in XI Coletânia da Academia de Letras de Lorena - 2020- pág.13 a 40.
- Francis Bacon e a Construção do Instrumento Científico in X Coletânia da Academia de Letras de Lorena - 2019 - pág.13 a 35.
================================================
===================================================================================================

(Você pode nos enviar suas informações para: ferjos0307@gmail.com)

====================================================================================================

REFLEXÃO




================================================================================================

SUGESTÃO DE BOA LEITURA


   HUGO DI DOMENICO nasceu em Lorena (SP) em 04 de agosto de 1914 e faleceu em Taubaté (SP) no dia 05 de março de 2014, às vésperas de completar 100 anos. Filho de pais italianos: Francesco Di Domenico e Catharina Pezzutti Di Domenico. Hugo fez seus estudos preliminares em sua cidade natal. Primeiro no Grupo Escolar Conde de Moreira Lima, e depois, como aluno externo, no Ginásio São Joaquim. Em 1931, inicia seu curso de medicina pela Universidade do Rio de Janeiro na faculdade instalada em belíssimo prédio da Praia vermelha. Por tamanha e expressiva atividade, Hugo Di Domenico foi agraciado, em 1982, com o título de Cidadão Taubateano Fazia parte das Academias de Letras de Lorena e de Taubaté, em cujo município residia.

====================================
C A L E N D Á R I O   D O   D I A
N A S C I M E N T O
Paulo Lébeis Bomfim nasceu em São Paulo (SP) no dia 30 de setembro de 1926 e morreu na mesma cidade no dia 7 de julho de 2019 aos 92 anos. Importante poeta brasileiro, membro da Academia Paulista de Letras ocupando a cadeira nº 35 ocupada atualmente por Maria Adelaide Amaral (1942). O primeiro livro de poemas do Paulo Bomfim foi, “Antônio Triste”, lançado em 1946, com ilustrações de Tarsila do Amaral (1886-1973), recebeu o Prêmio Olavo Bilac, concedido pela Academia Brasileira de Letras, em 1947 e em 1981 recebeu o Prêmio Juca Pato. Paralelamente, atuou como produtor de rádio e televisão. Foi curador da Fundação Padre Anchieta e presidente do Conselho Estadual de Cultura de São Paulo. Escreveu e editou 37 livros e várias de suas poesias musicadas. Suas obras foram traduzidas para o alemão, o francês, o inglês, o italiano e o castelhano.
=================================================

👉PENSAMENTO DO DIA

* "SOMOS FEITOS DE RETALHOS, DOS PEQUENOS RETALHOS QUE A VIDA NO DOA, E VAMOS DIA APÓS DIA, COSTURANDO NOSSA HISTÓRIA ENTRE LÁGRIMAS E SORRISOS
(EUNICE RAMOS)

====================================================================================================

👉PENSAMENTO LITERÁRIO
"OS LIVROS PODEM SER DIVIDOS EM
DOIS GRUPOS:
-AQUELES DO MOMENTO E
-AQUELES DE SEMPRE".
VALENTIM LOUIS GEORGES EUGÉNE MARCEL PROUST  -  1871 - 1922 

==============================================================================

👉REFLEXÃO

* "E NUNCA SE ESQUEÇA DO PRINCIPAL: NO LIVRO DA VIDA, O AUTOR É VOCÊ! "

(DESCONHECIDO)

=======================================

domingo, 29 de setembro de 2024

NEIDE APARECIDA ARRUDA DE OLIVEIRA & AGENDA CULTURAL

NEIDE APARECIDA ARRUDA DE OLIVEIRA nasceu no dia 29 de setembro. Graduada em Letras Português e Inglês (1994) e em Secretária Executiva Bilíngue (1990). Especialista em Gestão Escolar pelo Claretiano e Designer Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2003). Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (2016-2019) na PUC-SP. Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa da rede pública do estado de São Paulo. Lançou o livro: "Diga sim ao português nas aulas de inglês" e organizou seis livros: "Comunicação sob múltiplos olhares", "Educomunicação: múltiplas formas de aprendizagem" , "Educação e Mídia: propostas para trabalhar Educomunicação" ; Oficinas PIBID: ambiente virtual de aprendizagem ; Linguagem e Literatura e "Contos Fantásticos". Membro e atual presidente da Academia de Letras de Lorena ocupando a cadeira no. 8.


===================================================================================================

(Você pode nos enviar suas informações para: ferjos0307@gmail.com)

====================================================================================================

REFLEXÃO


==================================================================================================

SUGESTÃO DE BOA LEITURA


WALDOMIRO BENEDITO DE ABREU - Nascido em Pindamonhangaba no dia 24 de abril de 1914, filho de Benedito Leite de Abreu e Maria Benedita Silva Abreu. Falecido aos 21 de julho de 1999 em sua terra natal.
=================================================
C A L E N D Á R I O   D O   D I A
N A S C I M E N T O

Plínio Marcos de Barros nasceu em Santos (SP) no   dia 29 de setembro de 1935 e morreu em São Paulo (SP) no dia 19 de novembro de 1999 aos 64 anos e hoje comemoramos 89 anos do nascimento. Foi um escritor, autor, ator, diretor de teatro e jornalista brasileiro. Escreveu inúmeras peças de teatro, especialmente durante o regime militar em um total de 29 peças teatrais para adultos; quatro peças infantis e publicou 23 livros. Plínio Marcos foi traduzido, publicado e encenado m francês, espanhol, inglês e alemão.  Recebeu os principais prêmios nacionais em todas as atividades que abraçou em teatro, cinema, televisão e literatura, como ator, diretor, escritor e dramaturgo dentre eles: Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (1976) e a Grã-cruz da Ordem do Mérito Cultural (2012) post mortem.


=================================================

👉PENSAMENTO DO DIA

* "EXISTEM PESSOAS QUE ESTÃO SENTADAS NA PRIMEIRA FILA NO NOSSO CORAÇÃO. E MESMO QUE SE LEVANTEM PARA IR EMBORA O SEU LUGAR CONSTINUA LÁ...  E NINGUÉM NUNCA VAI OCUPAR!
(DESCONHECIDO)

====================================================================================================

👉PENSAMENTO LITERÁRIO
"OS LIVROS PODEM SER DIVIDOS EM
DOIS GRUPOS:
-AQUELES DO MOMENTO E
-AQUELES DE SEMPRE".
VALENTIM LOUIS GEORGES EUGÉNE MARCEL PROUST  -  1871 - 1922 

==============================================================================

👉REFLEXÃO

* "GELADEIRA, PNEUS E PESSOAS  VAZIAS SÃO SEMPRE UM PROBLEMA"

(DESCONHECIDO)

=============================================

sábado, 28 de setembro de 2024

EMÍLIO GUIMARÃES MOURA & AGENDA CULTURAL

Emílio Guimarães Moura nasceu no dia 14 de agosto de 1902 em Dores do Indaiá (MG) e morreu em Belo Horizonte no dia 28 de setembro de 1971 aos 69 anos. Importante poeta modernista, integrante do grupo de modernistas mineiros que ajudaram a revolucionar a literatura brasileira na década de 1920. Foi redator de cadernos literários dos periódicos Diário de Minas, Estado de Minas e A Tribuna de Minas Gerais. Publicou oito livros dentre eles:  Itinerário poético: poemas reunidos, Poesias de Emílio Moura.
Obteve o Prêmio de Poesia do Instituto Nacional do Livro, com Itinerário Poético, coletânea que fez de todos os seus livros, considerada por ele sua obra definitiva.

==================================================

C O N V I TE

HOJE

DIA 28 DE SETEMBRO

====================================================================================================

(Você pode nos enviar suas informações para: ferjos0307@gmail.com)

====================================================================================================

REFLEXÃO

==================================================================================================

SUGESTÃO DE BOA LEITURA



Oracy Nogueira nasceu em Cunha (SP) no dia 17 de novembro de 1917 e morreu na mesma cidade no dia 16 de fevereiro de 1996 aos 78 anos. Importante sociólogo brasileiro. e catedrático da
Faculdade de Economia e Administração

===============================================

👉PENSAMENTO DO DIA

* "EMBORA MUITAS PESSOAS SEJAM LETRADAS, AINDA PERMANECEM ANALFABETAS QUANTO ÀS ATITUDES .
(DESCONHECIDO)

====================================================================================================

👉PENSAMENTO LITERÁRIO
"OS LIVROS PODEM SER DIVIDOS EM
DOIS GRUPOS:
-AQUELES DO MOMENTO E
-AQUELES DE SEMPRE".
VALENTIM LOUIS GEORGES EUGÉNE MARCEL PROUST  -  1871 - 1922 

====================================================

👉REFLEXÃO

* "ÀS VEZES, OS PASSOS MAIS FIRMES SÃO DADOS COM AS PERNAS TREMENDO."

(MILENA NÓBREGA)

=============================================

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

JOSÉ GERALDO EVANGELISTA - PROF. ZITO & AGENDA CULTURAL

 José Geraldo Evangelista – Prof. Zito - nasceu em Lorena no dia 27 de setembro de 1921 e morreu em sua terra natal no dia 2 de julho de 2003 aos 82 anos e estamos comemorando os 103 anos do nascimento. Ele era filho do maestro João Evangelista e de Maria Soares Evangelista. Ele fez o curso primário no Grupo Escolar Gabriel Prestes (Lorena), o Curso Secundário no Ginásio São Joaquim (Lorena), Liceu Coração de Jesus (SP) e Ginásio Patrocínio de São José (Lorena). Em 1939 ingressou no Curso Normal da Escola Normal Livre Patrocínio de São José. Licenciado em Geografia e História e pós-graduado em Geografia pela USP. Foi Professor, Diretor de Escola e de Faculdade. Fundador e redator de jornais, membro do Instituto de Estudos Valeparaibanos e do Instituto Histórico e Geográfico – SP, colaborador de institutos históricos e titular da Cadeira nº 37 da Academia Paulista de História. Publicou 9 livros e mais 400 artigos em jornais e revistas. Recebeu 22 distinções e proferiu 48 palestras e conferências.






=========================
==================================================================================
C A L E N D Á R I O   D O   D I A
N A S C I M E N T O
=======================================
* - 1838 - Juvenal Galeno da Costa e Silva nasceu Fortaleza (CE) no dia 27 de setembro de 1838 e morreu na mesma cidade no dia 7 de março de 1931 aos 92 anos e hoje comemoramos 186 anos do seu nascidmento. Filho de José Antônio da Costa e Silva e Maria do Carmo Teófilo e Silva, abastados agricultores de café cafeeiros Importante escritor brasileiro. Juvenal Galeno era Cavaleiro da Ordem de Cristo. Galeno era primo pelo lado paterno de Capistrano de Abreu (1853-1927) e Clóvis Beviláqua (1859-1944) e pelo lado materno de Rodolfo Teófilo (1853-1932) É considerado o fundador do primeiro jornal puramente literário no Ceará. Escreveu numerosas poesias assim como a obra crítica "Lendas e Canções Populares". Seu livro "Prelúdios Poéticos" de 1856 é considerado como “marco inicial do Romantismo no Ceará”.
=======================================
=======================================

C O N V I TE

H  O  J  E

DIA 27 DE SETEMBRO

==================================================

C O N V I TE

DIA 28 DE SETEMBRO

====================================================================================================

(Você pode nos enviar suas informações para: ferjos0307@gmail.com)

====================================================================================================

REFLEXÃO


==================================================================================================

SUGESTÃO DE BOA LEITURA

Ruth Guimarães Botelho nasceu em Cachoeira Paulista no Vale do Paraíba (SP) no dia 13 de junho de 1920 e morreu na mesma cidade no dia 21 de maio de 2014 aos 94 anos. Importante poetisa, cronista, romancista, contista e tradutora brasileira. Foi a primeira escritora brasileira negra que conseguiu projetar-se nacionalmente desde o lançamento do seu primeiro livro, o romance Água Funda, em 1946. Publicou mais de dezessete livros autorais e dez traduções. Integrou a Academia Paulista de Letras ocupando a cadeira nº 22 e de outras instituições Culturais.              

==================================================

===============================================

👉PENSAMENTO DO DIA

* "SE VOCÊ ACEITAR TUDO SEM SE IMPOR, UMA HORA VOCÊ VAI TRANSBORDAR .
(DESCONHECIDO)

====================================================================================================

👉PENSAMENTO LITERÁRIO
"OS LIVROS PODEM SER DIVIDOS EM
DOIS GRUPOS:
-AQUELES DO MOMENTO E
-AQUELES DE SEMPRE".
VALENTIM LOUIS GEORGES EUGÉNE MARCEL PROUST  -  1871 - 1922 

====================================================

👉REFLEXÃO

* "ENTRE NA FILA DOS QUE AGRADECEM, ELA É SEMPRE MAIS CURTA."

(LEELA CORBY)

=============================================

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

GENTIL EUGÊNIO DE CAMARGO LEITE & AGENDA CULTURAL

 GENTIL EUGÊNIO DE CAMARGO LEITE nasceu em Taubaté/SP no dia 26 de setembro de 1900 e faleceu no dia 3 de abril de 1983 aos 83 anos e hoje comemoramos 124 anos do seu nascimento. Era filho de Eugênio de Souza Leite e de Maria Eugênia de Camargo Leite. Foi casado duas vezes: do primeiro teve quatro filhos e do segundo outros quatro filhos. Professor de Latim do Ginásio do Estado, em Catanduva, SP, por nomeação de 27 de novembro de 1936; Professor de História da Civilização, do Ginásio do Estado em Taubaté, por nomeação de 21 de março de 1938, tendo assumido a 06 de julho de 1938 e, Professor de Latim do Ginásio do Estado, em Taubaté, por nomeação de 6 de julho de 1938, onde permaneceu até se aposentar. Jornalista culto e talentoso, destacou-se pela colaboração em revistas de alto nível, como: “Revista do Brasil” (SP), “Revista do Arquivo Municipal” (SP), “Paulistania” (SP) e jornais da capital paulista, Rio de Janeiro - “A Razão” e “Jornal do Brasil” e do interior, principalmente de Taubaté, entre eles, “O Norte”, “Correio de Taubaté”, “O Momento”, sendo ainda um dos fundadores do “Diário de Taubaté”, ocupando também funções de diretor. Como Folclorista foi pesquisador da História e das nossas tradições, dos nossos usos e costumes. Foi um dos fundadores, a quatro de março de 1948, da “Sociedade de História e Folclore de Taubaté”, juntamente com ilustres colegas do antigo Ginásio do Estado, os professores Cesídio Ambrogi (1894-1974), Fábio Moura (?), José Alves de Almeida Feo (?), entre outros. Tão profícua foi a atuação desse grupo de estudiosos, que, Taubaté, cidade antiga com rico acervo de tradições, usos e costumes populares, foi considerada “um dos maiores centros folclóricos do “país”, por deliberação do I Congresso Brasileiro de Folclore, reunido no Rio de Janeiro, em agosto de 1951. Como pioneiro nas pesquisas de caráter científico e divulgação de nossas manifestações folclóricas tornou-se Membro de importantes entidades folclóricas: Associação Brasileira de Folclore; Museu de Artes e Técnicas Populares da Associação Brasileira de Folclore; do Congresso Internacional de Folclore da Comissão Brasileira da UNESCO; Delegado da Sociedade de Etnografia e Folclore do Departamento de Cultura de São Paulo. Como escritor escreveu variada produção literária: editoriais, artigos de sentido político; ensaios, estudos históricos; linguísticos, folclóricos; crítica literária e poesias de grande beleza. A sua obra literária, esparsa em jornais e revista, foi publicada na série “Taubateana”, Vol. 8, 1980, sob a denominação de “Poesia e Prosa”. Essa publicação foi realizada pela Prefeitura Municipal de Taubaté, sob orientação do historiador Paulo Camilher Florençano (1913-1988) em merecida homenagem ao ilustre mestre taubateano.

BIBLIOGRAFIA:
-"Ortografia oficial", Taubaté, Ed. Araújo; "Ortografia oficial", 3.8 ed., S. Paulo, Saraiva, 1939 ;
-"Confiteor", "Entorno de um livro de impressões", ''Gramática de Freud", poesias, in "Poetas do Norte de S. Paulo", por Inocêncio Candelária, "Gazeta de Mogi", Mogi das Cruzes;
-"Sintaxe Caipira",
-"O Presépio",
-"A Breganha"
HOMENAGENS:
-E.E. Prof. Gentil de Camargo - Estrada Municipal Dr. José Luiz Cembranelli, S/Nº, Parque Três Marias, CEP 12.081-010, Taubaté/SP e
-Avenida Professor Gentil de Camargo – Jardim Sônia Maria – Três Marias.
-Patrono da Cadeira nº 04 da Academia Taubateana de Letras – ATL Acadêmica Titular da Cadeira: Célia Aparecida Marques da Silva (1958).
====================================================
===================================
C A L E N D Á R I O   D O   D I A
N A S C I M E N T O S 
=======================================
* - 1936 - Luis Fernando Verissimo nasceu em Porto Alegre (RS) no dia 26 de setembro de 1936 comemorando hoje 88 anos de nascimento. Importante escritor, humorista, cartunista, tradutor, roteirista de televisão, autor de teatro e romancista brasileiro. Já foi publicitário e revisor de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos. Com mais de 80 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. É filho do também escritor Erico Verissimo (1905-1975).
Ganhou os seguinte Prêmios: Troféu HQ Mix - Tira (1996); Prêmio Juca Pato (1996)e Prêmio Jabuti (2010)


================================================
  
           * - 1937 -Marina Colasanti nasceu em Asmara (Eritréia) na época uma colônia italiana, no dia 26 de setembro de 1937 e hoje comemora 87 anos. Importante escritora, contista, jornalista, tradutora e artista plástica ítalo-brasileira . A autora publicou mais de 70 obras para crianças e adultos.
PRÊMIOS:
-Prémio Jabuti (1993), (1994), (1997), (2010), (2011), (2014)
-Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana (2019)
-Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional (2009)
-Prémio Iberoamericano SM de Literatura Infantil y Juvenil (2017)
-Prêmio Machado de Assis (2023) dentre outros.

=======================================

* - 1972 - Paulo Rezzutti nasceu em São Paulo (SP)no dia 26 de setembro de 1972 hoje comemorando 52 anos. Importante arquiteto, youtuber, escritor, historiador e biógrafo brasileiro. Autor de mais de dezessete livros e autor de "A História não contada" com mais de 500.000 exemplares vendidos.


=============================

C O N V I TE

DIA 27 DE SETEMBRO

==================================================

C O N V I TE

DIA 28 DE SETEMBRO

====================================================================================================

(Você pode nos enviar suas informações para: ferjos0307@gmail.com)

====================================================================================================

REFLEXÃO

==================================================================================================

SUGESTÃO DE BOA LEITURA

Ruth Guimarães Botelho nasceu em Cachoeira Paulista no Vale do Paraíba (SP) no dia 13 de junho de 1920 e morreu na mesma cidade no dia 21 de maio de 2014 aos 94 anos. Importante poetisa, cronista, romancista, contista e tradutora brasileira. Foi a primeira escritora brasileira negra que conseguiu projetar-se nacionalmente desde o lançamento do seu primeiro livro, o romance Água Funda, em 1946. Publicou mais de dezessete livros autorais e dez traduções. Integrou a Academia Paulista de Letras ocupando a cadeira nº 22 e de outras instituições Culturais.              

==================================================

===============================================

👉PENSAMENTO DO DIA

* "SUPERAR É PRECISO. SEGUIR EM FRENTE É ESSENCIAL! OLHAR PARA TRÁS É PERDA DE TEMPO. PASSADO SE FOSSE BOM ERA PRESENTE .
(DESCONHECIDO)

====================================================================================================

👉PENSAMENTO LITERÁRIO
"OS LIVROS PODEM SER DIVIDOS EM
DOIS GRUPOS:
-AQUELES DO MOMENTO E
-AQUELES DE SEMPRE".
VALENTIM LOUIS GEORGES EUGÉNE MARCEL PROUST  -  1871 - 1922 

====================================================

👉REFLEXÃO

* "SÓ QUEM PASSA PELO DESERTO, SABE O VALOR DE UMA CHUVA..."

(DESCONHECIDO)

====================================================

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

ANTÔNIO JOAQUIM ALVES MOTA SOBRINHO (ALVES MOTA SOBRINHO) & AGENDA CULTURAL

 ANTÔNIO JOAQUIM ALVES MOTA SOBRINHO (ALVES MOTA SOBRINHO) nasceu em Guaratinguetá no dia 25 de setembro de 1925 e faleceu em São Paulo em 2012 aos 87 anos e hoje comemoramos 98 anos do seu nascimento . Começou a sua vida literária como colaborador de “O Eco” e “O Paraíba”, de sua cidade natal. Formado pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1953. Membro da Sociedade Paulista de Escritores, da Academia de Letras da Faculdade de Direito, onde ocupa de Almeida Nogueira, do Instituto de Estudos Valeparaibanos etc. Contista.

Bibliografia:
“Bola preta”, contos, com prefácio de Cassio de Rezende, S. Paulo, Brasiliense 1949, 116 p.; “Província”, contos, com prefácio de Brito Broca, S. Paulo, Brasiliense, 1950, 117 p., 21x15 cm. "A Civilização Do Café", Alves Mota Sobrinho, 1968, 180 páginas, Editora Brasiliense, Peregrinações pelo Velho Mundo -1953 - 1994; Gama Rodrigues - Médico e Humanista - 1º Deputado Municipalista Brasileiro; Agostinho Mota - a Difícil Arte de Ser Franciscano.








==============================================================================
C A L E N D Á R I O   D O   D I A
N A S C I M E N T O S 
=======================================
* - 1884 - Edgard Roquete-Pinto nasceu no Rio de Janeiro (RJ) 25 de setembro de 1884 e morreu no Rio de Janeiro (RJ) no dia 18 de outubro de 1954 aos 70 anos e hoje comemoramos 140 anos do seu nascimento. Importante médico legista, professor, escritor, antropólogo, etnólogo e ensaísta brasileiro. Foi membro da Academia Brasileira de Letras ocupou a cadeira nº 17 atualmente ocupada por Fernanda Montenegro (1929). Edgarde Roquete-Pinto é considerado o "Pai da Radiodifusão no Brasil". Criador da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, com o intuito de difundir a educação por este meio, por volta de 1923. Publicou treze livros de diversos assuntos e publicou também grande número de trabalhos científicos, artigos e conferências entre 1908 e 1926, em diferentes revistas e jornais.

================================================* - 1898 - Belarmino Maria Austregésilo Augusto de Athayde nasceu em Caruaru (PE) no dia 25 de setembro de 1898 e morreu no Rio de Janeiro (RJ) no dia 13 de setembro de 1993 aos 94 anos e hoje comemoramos 126 anos do seu nascimento. Filho do desembargador José Feliciano Augusto de Ataíde (1875-1966) e de Constância Adelaide Austregésilo (?), e bisneto do tribuno e jornalista Antônio Vicente do Nascimento Feitosa (1816-1868). Importante jornalista, professor, cronista, ensaísta e orador brasileiro. Em 1951, Austregésio de Athayde ingressou na Academia Brasileira de Letras para ocupar a cadeira nº 8 ocupada atualmente por Ricardo Stavola Cavaliere (1953). Austregésio de Athayde a qual presidiu por trinta e quatro anos de 1958 até sua morte, no Rio de Janeiro, em 1993. Publicou onze livros e recebeu diversas homenagens e prêmios.
========================================================================

C O N V I TE

DIA 27 DE SETEMBRO

==================================================

C O N V I TE

DIA 28 DE SETEMBRO

====================================================================================================

(Você pode nos enviar suas informações para: ferjos0307@gmail.com)

====================================================================================================

REFLEXÃO



==================================================================================================

SUGESTÃO DE BOA LEITURA


Ruth Guimarães Botelho nasceu em Cachoeira Paulista no Vale do Paraíba (SP) no dia 13 de junho de 1920 e morreu na mesma cidade no dia 21 de maio de 2014 aos 94 anos. Importante poetisa, cronista, romancista, contista e tradutora brasileira. Foi a primeira escritora brasileira negra que conseguiu projetar-se nacionalmente desde o lançamento do seu primeiro livro, o romance Água Funda, em 1946. Publicou mais de dezessete livros autorais e dez traduções. Integrou a Academia Paulista de Letras ocupando a cadeira nº 22 e de outras instituições Culturais.              

==================================================

===============================================

👉PENSAMENTO DO DIA

* "É MAIS FÁCIL ACHAR QUE TUDO É DEMÔNIO, POIS O DEMÔNIO VOCÊ ESPULSA, MAS O CARÁTER VOCÊ PRECISA TRATAR .
(DESCONHECIDO)

====================================================================================================

👉PENSAMENTO LITERÁRIO
"OS LIVROS PODEM SER DIVIDOS EM
DOIS GRUPOS:
-AQUELES DO MOMENTO E
-AQUELES DE SEMPRE".
VALENTIM LOUIS GEORGES EUGÉNE MARCEL PROUST  -  1871 - 1922 

====================================================

👉REFLEXÃO

* "LIMITE-SE A VIVER O PRESENTE, QUE TEM DURAÇÃO MUITO CURTA; QUANTO AO RESTANTE, É INCERTO OU IMPENETRÁVEL"

(MARCO AURÉLIO -121 d.C - 180 d.C)

====================================================