sexta-feira, 13 de setembro de 2024

FRANCISCO INÁCIO XAVIER DE ASSIS MOURA & AGENDA CULTURAL

 FRANCISCO INÁCIO XAVIER DE ASSIS  MOURA nasceu em Taubaté (SP) no dia 14 de setembro de 1844 e faleceu em São Paulo no dia 30 de marco de 1914 aos 70 anos e hoje comemoramos 180 anos do seu nascimento. Depois de estudar humanidades, estabeleceu-se como agricultor no município de Taubaté. Foi vereador ocupando em um dos triênios. a presidência da câmara Municipal . Exerceu as funções de Juiz municipal. tendo advogado em Pirassununga, Santos e Capital. Foi sócio do Ateneu Paulistano e de outras entidades culturais. Fundou, em 1861, o primeiro jornal taubateano, o "Progresso' , que redigiu com o professor Antônio José Garcia. Mudando-se para Pindamonhangaba, nesta cidade fundou um periódico com igual nome (1864). Foi redator das revistas "Aurora" (1863) c ''Iris" (1864), ambas na cidade de seu nasci- mento. Em 1870, propunha-se a publicar as obras do taubateano Frei Antônio de Santa Úrsula Rodovalho (1762-1817) e de outros paulistas, com anotações. Colaborou no "Comercial", de Taubaté, e no ' 'Arquivo Literário", da Capital. Pertenceu também ao Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, à Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro e de Lisboa, ao Centro de Ciências, Letras e Artes de S. Paulo etc. Fundador do Instituto Histórico e geográfico de S. Paulo. " ... grande conhecedor dos homens e das coisas da história paulista, era nesta especialidade consultado e ouvido como autoridade" (Francisco Morato). Historiador, contista, teatrólogo etc.

BIBLIOGRAFIA:
-''Almanaque da comarca de Taubaté para 1864" Taubaté, Tip. Popular, 1864, 60 p. , in 8º;
-"Contos da noite de S. João";
-"Nem tudo que reluz é ouro", comédia, inédita ;
-''Almanaque da província de S. Paulo para 1884", S. Paulo, Tip. Jorge Seckler & Cia., 1883, 624 p. ;
-"Relação dos documentos existentes no arquivo municipal de S. Paulo", in ' 'Revista do Instituto Histórico e geográfico de S. Paulo", 8 : 389, 1901.
=================================
C A L E N D Á R I O   D O   D I A
N A S C I M E N T O S

* 1859 - Raimundo da Mota de Azevedo Correia nasceu em São Luís (MA) no dia 13 de maio de 1859 e morreu em Paris (França) no dia 13 de setembro de 1911 aos 52 anos. Importante juiz e poeta brasileiro. Ele foi autor de cinco livros e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, onde ocupou a cadeira 5, que tem por patrono Bernardo Guimarães e é ocupada atualmente por Ailton Krenak (1953).

* 1927 - Helena Miranda de Figueiredo nasceu em São Paulo no dia 13 de setembro de 1927 e morreu na mesma cidade no dia 8 de junho de 2024 aos 96 anos. Era também conhecida como Tia Lenita. Importante jornalista e escritora brasileira autora de sete livros e detentora do Prêmio Jabuti de 1971.

*1940Antônio Torres nasceu em Sátiro Dias (BA) no dia 13 de setembro de 1940. Importante escritor brasileiro, ocupante da cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras; é também membro da Academia de Letras da Bahia na qual, desde 2015, passou a ocupar a cadeira 9, na sucessão a João Ubaldo Ribeiro (1941-2014), membro da Academia Petropolitana de Letras (cadeira nº1), e sócio-correspondente lusófono da Academia de Ciências de Lisboa (2018). Recebeu doze Prêmios; inúmeras homenagens e publicou dezoito livros.
*1946  -  Anibal Beça é o nome literário de Anibal Augusto Ferro de Madureira Beça Neto nasceu em Manaus (AM) no dia 13 de setembro de 1946 e faleceu na mesma cidade no dia 25 de agosto de 2009 aos 62 anos. Importante escritor, poeta, tradutor, compositor, teatrólogo e jornalista brasileiro.  Publicou dezessete livros; escreveu letra de quatro músicas e sua produção poética tem sido publicada em diversas revistas literárias dos Estados Unidos e da América do Sul e Central.

=====================
============================================
==========================================================================
  C O N V I T E  
ESPERAMOS POR VOCÊ!

NO TEATRO SÃO JOAQUIM - UNISAL
RUA DOM BOSCO, 301-405 
 CENTRO

LORENA-SP

====================================================================================================

(Você pode nos enviar suas informações para: ferjos0307@gmail.com)

====================================================================================================

SUGESTÃO DE BOA LEITURA

                     José Bento Renato Monteiro Lobato nascimento no dia 18 de abril de 1882 em Taubaté, Vale do Paraíba (SP) e morreu em São Paulo (SP) no dia 4 de julho de 1948 aos 66 anos. Importante advogado, promotor, escritor, editor, ativista e tradutor brasileiro. Foi um grande editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Publicou 23 livros infantis, além de nove adaptações de livros infantis e 30 livros para adultos.

==================================================

===============================================

👉PENSAMENTO DO DIA

"AQUELE A QUEM A PALAVRA NÃO EDUCAR, TAMBÉM O PAU NÃO EDUCARÁ." 
(SÓCRATES)

===================================

👉PENSAMENTO LITERÁRIO
"OS LIVROS PODEM SER DIVIDOS EM
DOIS GRUPOS:
-AQUELES DO MOMENTO E
-AQUELES DE SEMPRE".
VALENTIM LOUIS GEORGES EUGÉNE MARCEL PROUST  -  1871 - 1922 

=======================================

👉REFLEXÃO

"PERDOE A SI MESMO PELAS ESCOLHAS QUE VOCÊ FEZ QUANDO NÃO SABIA QUE HAVIA CAMINHOS MELHORES"

(ANÔNIMO)

============================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário