Francisco Sodero Toledo nasceu no dia 18 de setembro de 1945, na cidade de Silveiras, e reside em Lorena. É Professor, escritor e historiador. Licenciado cm História, Filosofia e Pedagogia; pós-graduado em História da Civilização brasileira pela Universidade de São Paulo e mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano. Exerceu os cargos de diretor do antigo Instituto de Educação de "Conselheiro Rodrigues Alves" de Guaratinguetá (1971 a 1973), de Diretor Regional de Ensino da Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo com sede em São José dos Campos (1987 a 1991) e de presidente do Instituto de Estudos Valeparaibano. Exerce as funções de docência e de pesquisador junto à Unisal Lorena e na Escola de Engenharia de Lorena (EEL - USP). Membro fundador do Instituto de Estudos Valeparaibanos, em 1973 e da Academia de Letras de Lorena. Recebeu os seguintes prêmios: “Troféu Piraquara" como "Intelectual Valeparaibano de 1988"; o prêmio Jornal Guaypacaré, em 1990, o Prêmio Eugênia Sereno, pelo IEV, no ano de 2006 e Comenda Clotário Cintra de Andrade pela Câmara Municipal de Silveiras em 2016. Autor de mais de duas dezenas de livros, dos quais ''O doutor Euclydes" em homenagem ao Patrono da Academia de Letras de Lorena.
================================================================================================
C A L E N D Á R I O D O D I A
N A S C I M E N T O S
* 1851 - Domingos Olympio Braga Cavalcanti, nasceu em Sobral (CE) no dia 18 de setembro de 1851 e morreu no Rio de Janeiro, 7 de outubro de 1906 aos 44 anos. Importante advogado, diplomata, jornalista, parlamentar e romancista brasileiro. É patrono da cadeira 8 da Academia Cearense de Letras ocupada atualmente por Horácio Dídimo Pereira Barbosa Vieira (1935). Em sua honra nomearam-se educandário e logradouros públicos em diversos lugares do Brasil. Publicou treze livros sendo tres romances, sete peças de teatro e tres relatos diversos. Os seus sete filhos, deram-lhe trinta e quatro bisnetos, 50 trinetos e 5 tetranetos, num total de 109 descendentes", computados em 1977.
==================================================
* 1948 - Neila Marize Tavares nasceu em Niterói (RJ) no dia 18 de setembro de 1948 e morreu no Rio das Ostras (RJ) no dia 4 de junho de 2022 aos 73 anos. Importante uma atriz brasileira de teatro, cinema e televisão, e também escritora, jornalista, apresentadora de televisão, autora, roteirista, letrista, produtora, diretora e repórter. Neila já colaborou com o jornal Folha de S.Paulo e escreveu para as revistas Pais e Filhos, Mulher de Hoje e Ele e Ela; apresentou programa de entrevistas na Rede Manchete e na TVE Brasil e publicou três livros, participou de dez novelas e 20 filmes.
====================================================================================================
* 1967 - Arievaldo Viana Lima nasceu em Madalena (CE) no dia 18 de setembro de 1967 e morreu em Fortaleza (CE) no dia 30 de maio de 2020 aos 53 anos. Importante poeta popular, cordelista, radialista, ilustrador e publicitário brasileiro. Irmão do também cordelista Klévisson Viana (1972). Bisneto do cordelista Fitico e filho do agricultor Evaldo, em 1977, aos 10 anos de idade, começou a escrever seus primeiros poemas. Publicou mais de trinta e cinco livros.
====================================================================================================
(Você pode nos enviar suas informações para: ferjos0307@gmail.com)
====================================================================================================
REFLEXÃO
====================================================================================================
SUGESTÃO DE BOA LEITURA
Cassiano Ricardo Leite nasceu em São José dos Campos – Vale do Paraíba – Estado de São Paulo no 26 de julho de 1894 e morreu no Rio de Janeiro no 14 de janeiro de 1974 aos 79 anos. Importante jornalista, poeta e ensaísta brasileiro. Pertenceu a Academia Paulista de Letras ocupando a cadeira nº 11 e eleito no dia 31 de julho de 1929 e a Academia Brasileira de Letras eleito em 9 de setembro de 1937 para ocupar a cadeira número 31. É o Patrono da Academia Joeense de Letras. Autor de mais de 21 livros e mais de 10 ensaios. Recebeu o Prêmio Carmem Dolores Barbosa (1960), o Prêmio Jabuti (1961-1965); o Premio Juca Pato (1965) e o Premio Nacional de Literatura (1972)
==================================================
===============================================
👉PENSAMENTO DO DIA
* "AS PESSOAS ÀS VEZES MACHUCAM AS OUTRAS PELO SIMPLES FATO DE ESTAREM MACHUCADAS."
(CHARLES CHAPLIN)
====================================================================================================
👉PENSAMENTO LITERÁRIO
"OS LIVROS PODEM SER DIVIDOS EM
DOIS GRUPOS:
-AQUELES DO MOMENTO E
-AQUELES DE SEMPRE".
VALENTIM LOUIS GEORGES EUGÉNE MARCEL PROUST - 1871 - 1922
=======================================
👉REFLEXÃO
* "A FILOSOFIA TE AJUDA A DESENVOLVER O DIÁLOGO, A OUVIR COM ATENÇÃO E A ARGUMENTAR COM CLAREZA "
(ANÔNIMO)
=============================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário