JOÃO FRANCISCO DE OLIVEIRA GODÓI nasceu em Pindamonhangaba no dia 19 de setembro de 1867 e hoje comemoramos 157 anos do seu nascimento. Ele foi casado com Teresa Alencastro Caiado Godói e foram pais de Albatênio Caiado Godói e Claro Augusto Godói. Fez os estudos primários na escola particular do professor Evaristo Correia dos Santos. Cursou humanidades no “Ateneu Paulista”, no Colégio Redenção e no Seminário Episcopal. Formado, em 1888, pela Faculdade de Direito de São Paulo onde foi companheiro de escola, dentre outros, de Alberto Júlio Pinto Pacca (juiz de direito), Álvaro Gomes da Rocha Azevedo (político), Alfredo da Cunha Bueno (juiz de direito), Augusto Cochrane de Alencar (diplomata). Foi promotor público em Goiás, onde chegou a desembargador da Corte de Apelação, tendo sido também chefe de Polícia. Colaborador da ''Revista Genealógica Brasileira" e membro do Instituto Genealógico Brasileiro. Quando acadêmico, foi funcionário da Fazenda Nacional em São Paulo. Removido para Pernambuco, recusou a transferência, preferindo dedicar-se a magistratura. Historiador e genealogista.
BIBLIOGRAFIA:
"Esboço genealógico da família João Batista de Alencastro e seus ramos Alencastro Caiado e Alencastro Veiga", in "Revista Genealógica Brasileira'’ São Paulo, 1948.
==============================================================================
C A L E N D Á R I O D O D I A
N A S C I M E N T O S
* 1921 - Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife (PE) no dia 19 de setembro de 1921 e morreu em São Paulo (SP) no dia 2 de maio de 1997 aos 76 anos. Importante educador e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado Pedagogia Crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira. Filho de Joaquim Temístocles Freire, capitão da Polícia Militar de Pernambuco e de Edeltrudes Neves Freire, Dona Tudinha.
Recebeu trinta Títulos de Doutor Honoris Causa e seis Títulos concedidos "in memoriam", além da Ordem do Mérito Cultural. Publicou mais de quarenta livros sobre Educação.
OBSERVAÇÃO: O Correio está lançando hoje dia 19 de setembro selo em comemoração ao dia do aniversário de Paulo Freire.
===============================================* - 1930 - Ruth Correia Leite Cardoso nasceu em Araraquara (SP) no dia 19 de setembro de 1930 e morreu em São Paulo (SP) no dia 24 de junho de 2008 aos 77 anos. Era filha do contador José Correia Leite e de sua esposa, a professora e farmacêutica Maria Vilaça Correia Leite. Importante antropóloga e professora universitária brasileira, esposa de Fernando Henrique Cardoso (1931), 34.º presidente do Brasil, e a primeira-dama do país de 1 de janeiro de 1995 a 1 de janeiro de 2003. Foi casada com Fernando Henrique Cardoso e tiveram um filho e duas filhas. Recebeu mais de vinte Diplomas, Diploma de Honoris Causa, Medalhas e Prêmios. Recebeu também as Ordens: 1-Ordem do Mérito do Chile; 2-Ordem da Rosa Preciosa Condecoração do Japão; 3-Ordem de Isabel a Católica do Reino da Espanha e a 4-Ordem do Infante Dom Henrique de Portugal dentre outras. Publicou seis livros, diversos artigos e um livro infantil.
==================================================
* - 1932 - José de Jesus Louzeiro nasceu em São Luís (MA) no dia 19 de setembro de 1932 e morreu no Rio de Janeiro (RJ) no dia 29 de dezembro de 2017 aos 85 anos. Importante escritor, roteirista e autor de telenovela brasileiro. Assinou também o roteiro de dez filmes, sendo quatro deles já populares como Pixote, a Lei do Mais Fraco, Os Amores da Pantera de Jece Valadão, O Homem da Capa Preta e Amor Bandido, com Paulo Gracindo. Escreveu telenovelas como Corpo Santo e Guerra sem Fim na extinta Rede Manchete. Mas sua telenovela O Marajá, uma comédia baseada no governo de Fernando Collor de Melo, foi proibida de ir ao ar, numa época em que não havia mais censura no Brasil. Depois desse episódio, o autor conta que começou a enfrentar dificuldades para realizar novos projetos na televisão.
====================================================================================================
(Você pode nos enviar suas informações para: ferjos0307@gmail.com)
====================================================================================================
REFLEXÃO
===================================================================================================
SUGESTÃO DE BOA LEITURA
Cassiano Ricardo Leite nasceu em São José dos Campos – Vale do Paraíba – Estado de São Paulo no 26 de julho de 1894 e morreu no Rio de Janeiro no 14 de janeiro de 1974 aos 79 anos. Importante jornalista, poeta e ensaísta brasileiro. Pertenceu a Academia Paulista de Letras ocupando a cadeira nº 11 e eleito no dia 31 de julho de 1929 e a Academia Brasileira de Letras eleito em 9 de setembro de 1937 para ocupar a cadeira número 31. É o Patrono da Academia Joeense de Letras. Autor de mais de 21 livros e mais de 10 ensaios. Recebeu o Prêmio Carmem Dolores Barbosa (1960), o Prêmio Jabuti (1961-1965); o Premio Juca Pato (1965) e o Premio Nacional de Literatura (1972)
==================================================
===============================================
👉PENSAMENTO DO DIA
* "SÁBIO É AQUELE QUE CONHECE OS LIMITES DA PRÓPRIA IGNORÂNCIA."
(SÓCRATES)
====================================================================================================
👉PENSAMENTO LITERÁRIO
"OS LIVROS PODEM SER DIVIDOS EM
DOIS GRUPOS:
-AQUELES DO MOMENTO E
-AQUELES DE SEMPRE".
VALENTIM LOUIS GEORGES EUGÉNE MARCEL PROUST - 1871 - 1922
=======================================
👉REFLEXÃO
* "CADA PÁGINA LIDA É UMA DERROTA DA IGNORÂNCIA. "
(ANÔNIMO)
=============================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário