segunda-feira, 7 de janeiro de 2019


MEMORABILIA – ESCRITORES VALEPARAIBANOS –XLI

LICURGO DE CASTRO SANTOS nasceu a 7 de janeiro de 1853 em Guaratinguetá, onde faleceu a 20 de janeiro de 1893 aos 40 anos e hoje comemoramos 165 anos do seu nascimento. Realizou seus primeiros estudos em sua terra natal. Cursou depois o Colégio Universitário Fluminense e o Colégio "Alfredo Gomes". Formado em 1876 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Médico do Departamento Nacional de Saúde. Foi suplente de deputado federal, vereador e prefeito de Assis. Residiu no Rio de Janeiro e em Formoso, tendo sido médico chefe do Núcleo Bandeirantes. Formado, seguiu para a Europa, de onde regressou em princípios de 1878, estabelecendo o seu consultório em sua terra natal. Quando acadêmico fundou, com outros colegas, as revistas "Imprensa Médica" (1872) e "Arquivos de Medicina" (1874). Em Guaratinguetá foi redator de "O Cinco de Janeiro" e "O Atalaia". Fez parte do 1º Congresso Paulista de 1891. Antes de morrer — conta Lafaiete de Toledo — escreveu ao "Estado de S. Paulo" a seguinte carta: "Estou profundamente doente e sinto-me muito mal. Parece-me que morrerei hoje ou amanhã de uma febre grave. Estou, porém, lúcido e afirmo solenemente as minhas convicções filosóficas e republicanas de toda a minha vida". Fora o fundador do Partido Republicano de Guaratinguetá e de Lorena. Em 1891, tornou assento, como senador, na Assembleia Constituinte, tendo nessa qualidade, assinado a Constituição Republicana. "O dr. Licurgo honra, prolonga e engrandece o renome do país" (Raimundo Corrêa); ...era um democrata ardente e convicto" (Lafaiete de Toledo). Bibliografia: "Littré - comemoração da morte do chefe do positivismo", S. Paulo, 1885; "Duas palavras sobre a filosofia positivista e o espiritualismo", Campinas, 1888, 208 p_, in-8.°.

Nenhum comentário:

Postar um comentário