sexta-feira, 4 de outubro de 2019

BETINA MARINO

Betina (Elizabeth) Marino nasceu em Guaratinguetá, no dia 4 de outubro de 1899 e faleceu em Pouso Alegre (Minas Gerais), 13 de dezembro de 1975 aos 76 anos e hoje comemoramos 120 anos do seu nascimento. Ela era filha do imigrante italiano Salvador Marino e da guaratinguetaense Maria Magdalena de Jesus.
Fez o curso primário no Grupo Escolar “Flamínio Lessa” e os preparatórios com Dona Lídia Limongi Neves e Dona Minervina Soares Costa, ingressando na Escola Normal de Guaratinguetá, em 1916, tendo como companheiros de turma, entre outros, Diomar Pereira da Rocha, Joaquim Irineu de Andrade, José de Freitas Guimarães, Dario Rodrigues Leite, Antonio de Tolosa e José Rodrigues Pinto. Iniciou o magistério numa escola isolada no município de Paraibuna. Em Guaratinguetá foi professora de português no Colégio Nossa Senhora do Carmo.
Em 1934, assumiu as cadeiras de Psicologia, Sociologia e História da Educação, na Escola Normal de Guaratinguetá. Foi professora particular de Francês e Português. Poetisa desde a adolescência, nunca deixou de escrever versos. Dotada de memória prodigiosa, registrou em crônicas admiráveis, fatos da vida social de Guaratinguetá nas primeiras décadas do século. Católica fervorosa militou em obras de apostolado e ação social, sendo Terceira Franciscana. Dirigiu durante anos uma obra de assistência social e religiosa aos detentos e manteve em sua casa um serviço de atendimento à pobreza desvalida. Colaborou em todos os jornais de Guaratinguetá, sendo colaboradora permanente do jornal “O Eco”. Escreveu para a revista “Vozes” de Petrópolis, para “Ecos Marianos” de Aparecida e para “Ecos Seráficos” do Rio de Janeiro. Foi membro da União Brasileira de Escritores, do Centro Cultural “Eduardo Prado”, da Sociedade “Frei Galvão” e de outras instituições culturais. Estudiosa da obra de Cecília Meireles (1901-1964), Sully Prodhomme (1839-1907) e Rabindranat Tagore (1861-1941), traduziu versos e analisou poemas.
HOMENAGENS:

-Biblioteca Pública de Guaratinguetá recebeu o seu nome.
-Rua do Parque São Francisco recebeu o seu nome.
CAPA DO LIVRO


[The 100th Anniversary of the Birth of Cecíla Meireles, 1901-1964, type DQO]
CECÍLIA MEIRELES

SULLY PRUDHOMME

RABINDRANAT TAGORE


Nenhum comentário:

Postar um comentário